Da Linguagem e comunicação à cultura e educação

Mauro Maia Laruccia

Resumo


Este artigo parte do princípio que homem é um ser social porque é dotado de linguagem, capaz de se comunicar e de exprimir significados. A sociedade só existe por causa da comunicação; o mundo se transforma porque as experiências vivenciadas e as descobertas feitas pelo homem são transmitidas, são aprendidas via educação; os saberes são compartilhados. O objetivo da educação é a transmissão sistemática de conteúdos de conhecimentos produzidos e acumulados pela humanidade historicamente que, ao mesmo tempo, assegurarem aos alunos a apropriação ativa destes conhecimentos para que se possam reelaborar novos conhecimentos, em uma crítica baseada na compreensão científica da realidade. Sejam quais forem os métodos e procedimentos, isto é, meios aos quais recorra, o educador deve necessariamente comunicar-se com o educando. Podemos sustentar que comunicação é educação e educação é comunicação, e que o conhecimento do processo da comunicação é indispensável a quem quer educar. Baseado na estrutura do modelo de comunicação face-a-face podemos desenvolver um modelo para demonstrar como os diferentes elementos (agentes) da relação ensino-aprendizagem interagem para comunicar-se de forma efetiva, isto é, para que haja o aprendizado do educando ao apropriar-se da mensagem. Como resultado, os professores precisam, também, conhecer como a comunicação funciona.


Palavras-chave


Linguagem; Comunicação; Educação.

Texto completo:

PDF