Importância da auditoria focando o requisito 6.2.1 da NBR ISO 9001 nos processos de recursos humanos

Marilis Vanessa Kuligoski

Resumo


As grandes corporações esperam de seus líderes em Recursos Humanos que atuem estrategicamente dentro das organizações, tendo ênfase em seus objetivos e resultados. Muitas empresas vêm adotando este modelo de gestão devido aos resultados que este apresenta. Sabe-se que recursos humanos são fatores críticos para o sucesso. São peças fundamentais e estratégicas para atingir os resultados pretendidos pela organização. Este artigo, resultante de pesquisa bibliográfica, traz a auditoria com base no requisito 6.2.1 da NBR ISO 9001, como ferramenta para a manutenção e desenvolvimento das competências da corporação. Com o propósito de possuir um sistema de competências aderente à norma ISO 9001, e adequados aos objetivos da empresa, o presente estudo pretende demonstrar os benefícios das auditorias realizadas na gestão das competências da organização, visando identificar problemas e buscar oportunidades de melhoria. Será evidenciado ainda que os resultados tornam-se ainda mais satisfatórios quando os departamentos de RH possuem líderes atuantes com foco na melhoria do desempenho das competências dos colaboradores, mas não focados apenas no atendimento do requisito da norma.  Este artigo conta com um modelo de auditoria exclusivo ao processo de RH, que auxilia na abordagem e questionamentos a serem realizados durante a sua execução. Determina também as características essenciais do gestor de RH, além de inúmeras explicações voltadas às competências e cargos. Para que as empresas sejam realmente pioneiras no que fazem, não basta apenas diferenciar-se pela qualidade de seus produtos ou serviços, mas também pelas pessoas que as compõe, a começar pelos líderes de RH, fundamentais nos resultados deste processo.


Palavras-chave


Auditoria. Competências. NBR ISO 9001.

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