JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA NO BRASIL - UMA ANÁLISE DO INSTITUTO SOB OS CONCEITOS DE ÉTICA E JUSTIÇA ARISTOTÉLICA

Caio Cesar Arantes

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca do modelo de Justiça Penal Negociada instituída e operacionalizada no Brasil, bem como, proceder uma análise crítica do instituto à luz dos conceitos de Ética e Justiça preconizados por Aristóteles. A utilização do instituto com propósitos distorcidos, visando abreviar procedimentos e impor a aceitação de acordos pelos acusados, compromete não só o sistema de justiça, assim como  os mais basilares ditames da Constituição Federal brasileira, a exemplo do que ocorre no Direito Comparado, gênese do instituto. Os conceitos de Ética e Justiça em Aristóteles, dado a  magnitude e precisão com que foram preconizados há mais de 2.300 anos, são até os tempos atuais adotados como referência e reflexão aos mais variados estudos atinentes ao tema. 

Palavras-chave


Justiça Penal Negociada. Ética e Justiça. Aristóteles

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco. Tradução e notas de Luciano Ferreira de Souza. São Paulo, Martin Claret, 2016.

BADARÓ, Gustavo Henrique. Processo Penal, 8ª ed., São Paulo/SP, Thomson Reuters Brasil, 2020, p. 738.

CHALITA, Gabriel. A sedução no discurso. O poder da linguagem nos tribunais do júri. Max Limonad, São Paulo, 2ª ed., 2001.

DIP, Ricardo. Direito Penal: Linguagem e Crise. 1ºed., Campinas/SP, Millennium Editora, 2001.

FILHO, Clóvis de Barros. Ética: da práxis à complexidade. Café Filosófico. Gravado em 4 de abril de 2013. Disponível em http://www.institutocpfl.org.br. Acesso em 19/11/2020.

FIGUEIRA, José Pedro Haroldo de Andrade. A falta de ética e de espírito público na política brasileira. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.

FOCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42ª ed., Petrópolis/RJ, Vozes, 2014.

GOMES, Luiz Flávio. 25 anos depois, Direito Penal 3.0. Boletim Publicação do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, São Paulo, n° 298, set/ 2017.

KRAUT, R. The Blackwell guide to Aristotle´s Nichomachean ethics. Tradução de Alfredo Stork. Porto Alegre, 2009.

LOPES JR, Aury. Fundamentos do processo penal: introdução crítica. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

MOSSIN, Heráclio Antonio. Delação premiada – Aspectos Jurídicos. J.H. Mizuno ed., Leme/SP, 2016.

SILVA, Rosely de Fátima. A medida e a desmedida nas ações humana na Ética a Nicômaco. Prefácio. Aristóteles, Ética a Nicômaco. Tradução e notas de Luciano Ferreira de Souza. São Paulo, Martin Claret, 2016.

TORNAGHI, Hélio. Compêndio de Processo Penal, Konfino Ed., 1967, Tomo II.

Acesso a sites:

https://jus.com.br/artigos/70742/do-mensalao-a-lava-jato-a-ascensao-da-barganha-e-da-colaboracao-premiada-no-processo-penal - Acesso em 20/11/2020

https://guiltypleaproblem.org/

https://en.wikipedia.org/wiki/Rhadamanthus, acesso em 22/11/2020.