METODOLOGIA APLICADA NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DIGITAIS

Marcio Vinicius Machado Ribeiro

Resumo


Entre tantos processos de ensino-aprendizagem com novas tecnologias digitais oferecidas aos alunos, hoje temos que ensinar ao aluno como utilizar a tecnologia a seu favor no aprendizado da educação, caso contrário, estes podem se sentir apreensivos e angustiados em meio à grande variedade de informações que recebem diariamente nessa nova era. Com a conexão à internet, os alunos acessam suas aulas de modo a buscar por mais informações e conhecimentos, dessa forma obtém o máximo de aprendizado possível de forma mais confortável e rápida. Há frustração dos alunos ao perceberem que as instituições de ensino nem sempre acompanham suas expectativas num mundo digital, Isso faz com que percam o interesse nos estudos, não aceitam mais os modelos convencionais de ensino, onde o professor era o provedor de informações sozinho sem a interação do aluno, pois estes ficavam mais como ouvintes na sala de aula. Este artigo procura apresentar as metodologias aplicadas na educação em tempos digitais, como as metodologias ativas podem contribuir agregando conhecimentos, seu impacto aos novos desafios para o ensino, não só de adultos onde já era utilizado, mas também entre outros ciclos de aprendizagem devido à pandemia pelo Novo Corona Vírus. Com o uso da tecnologia digital os estudantes aprendem a desenvolver novas competências para o futuro fazendo com que produzam conhecimentos, de forma mais ativa, individual, célere e eficaz. Há ainda, os desafios que os docentes enfrentam com a nova Era Digital, pois precisam se adaptar, atender a demanda dos alunos, das instituições de ensino e do mundo moderno.

 

Palavras-chave


Processo de Ensino-Aprendizagem, Métodos de Ensino, Inovação Tecnológica, Era Digital.

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