Processo de produção de sentido em atividade para alunos do ensino médio

Jahyr Almeida Pinto

Resumo


O presente artigo tem por objetivo verificar como se deu a produção de sentido a partir da tradução de elementos presentes no desafio de uma atividade didática aplicada a alunos do ensino médio de uma rede privada de escolas do Paraná. Trata-se de um estudo de caso, realizado com base na coleta de uma das respostas que mais se destacou na referida prática aos olhos dos professores aplicadores da atividade. A análise buscou trabalhar com a concepção de linguagem de Volóchinov (2017), o ensino da produção escrita de Bronckart (2010) e a teoria da comunicação de Jakobson (2008). As reflexões realizadas com a análise pretendem contribuir com a explicação de como se constrói sentido no texto dos alunos, não apenas em resposta à referida prática de letramento, mas à construção de textos em geral.

Palavras-chave


Linguagem; Produção de sentido; Teoria da Comunicação; Tradução

Texto completo:

PDF

Referências


BENVENISTE, Émile. Semiologia da língua. In: Benveniste, Émile. Problemas de linguística geral II. São Paulo: Pontes, 1989, cap. 3, p. 45-65.

BOSI, Alfredo (org). O conto brasileiro contemporâneo. 16ª edição. São Paulo: Cultrix, 2015.

BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros de texto, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino da produção escrita. In: Letras, v. 20, n. 40, p. 163-176, 2010.

CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Letramento escolar. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). Faculdade de Educação da UFMG, 2020.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. 23.ed. São Paulo: Cultrix, 2008.

LABOV, W.; WALETSKY, J. Narrative analysis: oral versions of personal experiences. In: HELM, J. (Ed.). Essays on the verbal and visual arts. Seattle: University of Washington Press, 1967. p. 14-44.

PACHECO, José. Uma escola sem muros. In CANÁRIO, Rui; MATOS, Filomena; TRINDADE, Rui (Orgs.), Escola da Ponte: Defender a Escola Pública. Porto: Profedições, 2004.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do russo de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Ed.34, 2017.