A gestão do conhecimento em uma cooperativa de transporte do sudoeste do Paraná

Andressa Carla Palavecini, Flavia Regina Miecoanski

Resumo


  • O desafio das organizações e da gestão do conhecimento é oferecer um ambiente propício para compartilhar o conhecimento. As cooperativas atuam com base em seus princípios, como a educação, formação e informação, que foca o conhecimento na organização cooperativa. O objetivo desse estudo foi analisar as práticas de gestão do conhecimento entre os funcionários de uma unidade de atendimento de uma cooperativa de transportes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 11 questões estruturadas em Escala Likert sobre gestão do conhecimento para os funcionários da cooperativa. Concluiu-se que a cooperativa incentiva seus funcionários na busca por novos conhecimentos, e estes se mostram interessados em adquiri-los, entretanto, é preciso adotar novos mecanismos para disseminação do conhecimento. A comunicação entre unidades é elevada, porém, a comunicação interna precisa de melhorias. De forma geral, os funcionários se mostraram satisfeitos com a gestão do conhecimento na cooperativa.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento, cooperativismo, princípios cooperativos.

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