O meio ambiente do trabalho e a responsabilidade do empregador em tempos de pandemia

Marlene de Paula Pereira, Lucas da Silva Rodrigues Guedes, Lucas da Silva Rodrigues Guedes

Resumo


O trabalho reflete a respeito dos impactos da pandemia sobre o meio ambiente do trabalho, especialmente, no que se refere à responsabilidade da empresa e do empresário, que necessita dar continuidade às atividades produtivas, e, ao mesmo tempo, fazer cumprir as medidas de cuidados, no sentido de evitar a contaminação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise de artigos que refletem a respeito das dificuldades e desafios trazidos pela pandemia. Conclui-se que situação emergencial amplia a responsabilidade do empresário de garantir um meio ambiente saudável de trabalho, bem como, coloca em xeque o compromisso social da empresa de atuar com atenção e responsabilidade em relação aos diversos públicos com os quais se relaciona.


Palavras-chave


meio ambiente do trabalho; empregador; responsabilidade; medidas, prevenção.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. (Constituição, 1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2020.

CORRÊA, Rosana P. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: uma análise em um grupo do setor sucroalcooleiro do Estado de São Paulo. Americana: Unisal, 2008.

FERREIRA, Ana Raquel Pinto Guedes. História do movimento ambientalista: a sua trajetória no Piauí. 2008. 128f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) Universidade Federal do Piauí : Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Teresina, 2008.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2019.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; RODRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de direito ambiental e legislação aplicada. São Paulo: Max Limonad. 1997.

McCORMICK, John. Rumo ao paraíso: a história do movimento ambientalista. Tradução: Marco Antonio Esteves da Rocha; RenatoAguiar. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.

MIRRA, A. L. Direito Ambiental: o princípio da precaução e a sua aplicação judicial. Revista de Direito Ambiental. São Paulo, n. 21, p. 2001.

ROCHA, Júlio César de Sá da. Direito Ambiental e Meio Ambiente do Trabalho. Dano, prevenção e proteção jurídica. São Paulo : Ltr, 1997; pág 19.

SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultura. São Paulo: Editora Peirópolis, 2005.

SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma concepção multicultural dos direitos humanos. Disponível em http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_hum anos_RCCS48.PDF> Acesso em: 07.jun.2016.