O USO DE ESTRATÉGIAS PARA A BUSCA DE VANTAGEM COMPETITIVA EM ORGANIZAÇÕES DE PEQUENO PORTE – UM ESTUDO DE CASO

Enio Marcos Babireski Barcelos, Mariana Pegoraro Rosa

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da estratégia em empresas de pequeno porte. Para isso, foi feito um levantamento teórico sobre o estudo de caso qualitativo, que foi o método de pesquisa utilizado para coleta de dados nas empresas estudadas, e os principais conceitos de estratégia. O estudo de caso foi aplicado em duas empresas de pequeno porte para se analisar a importância da aplicação de suas estratégias e suas implicações. Os resultados corroboraram no sentido que toda a organização possui uma estratégia implícita ou explícita e esta é bastante complexa, onde exige das pessoas envolvidas na sua formulação uma visão e um aprendizado intuitivo, interação social, negociação, cooperação e até mesmo o enfrentamento de possíveis conflitos, independente de seu porte, mercado e país em que atua. A formação da estratégia vai também depender dos históricos de sucessos e insucessos da organização, como da segurança e da esperança da organização no sucesso da estratégia formulada.


Palavras-chave


Empresas de pequeno porte; Vantagem competitiva; Gestão estratégica

Texto completo:

PDF