CULPABILIDADE DA PESSOA JURÍDICA SEGUNDO A TEORIA CONSTRUTIVISTA

Marcelo Carita Correra

Resumo


 

O objetivo do presente trabalho é, utilizando a teoria construtivista, estabelecer um novo conceito de culpabilidade que permita acomodar a pessoa jurídica e, dessa forma, afastar a discussão sobre a impossibilidade da aplicação de sanções penais em face do ente coletivo por incompatibilidade com os elementos da teoria do delito. O conceito de culpabilidade parece não ser compatível com a aplicação de sanções penais em face da pessoa jurídica, na medida em que se trata de conceito produzido tendo como premissa a ação humana. A hipótese a ser obtida na conclusão do trabalho é a constatação de que a teoria construtivista permitirá, sem mudança constitucional ou legislativa, acolher a pessoa jurídica como ente passível de sofrer sanções penais. A hipótese toma como premissa a elaboração de um novo conceito de culpabilidade a ser aplicado exclusivamente aos entes coletivos. A culpabilidade passa a ser analisada diante da existência ou inexistência de um ambiente empresarial voltado ao cumprimento das normas legais. Isto é, a aplicação de sanções penais depende da constatação da inexistência de programas internos destinados ao cumprimento das normas legais e fiscalização da atividade de funcionários e terceiros ligados à empresa. O desenvolvimento do tema implica a análise de doutrinas nacionais e estrangeiras, bem como a pesquisa sobre precedentes judiciais quando necessários para confirmar as premissas fixadas.


Palavras-chave


Teoria dos Sistemas. Conduta. Comunicação. Pessoa Jurídica. Responsabilidade penal

Texto completo:

PDF

Referências


AYRES, Carlos Henrique da Silva. Responsabilidade penal das pessoas jurídicas nos Estados Unidos e no Brasil. Revista Liberdades. 21 jan/abr. 2016. p. 40-61.

BRUNO, Aníbal. Direito penal: parte geral. v. 1, t. 2. Rio de Janeiro: Forense, 1984.

CAMPILONGO, Celso Fernandes. Interpretação do Direito e Movimentos Sociais - Hermenêutica do Sistema Jurídico e da Sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CEREN, João Pedro; CARMO, Valter Moura do. Lei anticorrupção brasileira e chilena: desafios no combate à corrupção. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, PR, Brasil, v. 63, n. 3. set/dez. 2018 p. 37-60.

CHILE. Ley 21.132. D.O. 31.01.2019. Disponível em https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1008668. Acesso em 07/09/2019.

DIEZ, Carlos Gómez-Jara. A Responsabilidade penal da pessoa jurídica e o dano ambiental: a aplicação do modelo construtivista de autorresponsabilidade à Lei 9.605/98. 1 ed. Trad. Cristina Reindolff da Motta. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

ESPANHA. Código Penal y legislación complementaria. 1 ed. Madri: Agencia Estatal

Boletín Oficial del Estado, 2019

JAKOBS, Günther. Derecho Penal. Parte Geral – Fundamentos y Teoría de la Imputacíon. 2 Ed. Barcelona: Marcial Pons, 2013.

JIMÉNEZ DE ASÚA, Luis. Principios de derecho penal - La ley y el delito. Buenos Aires: Sudamericana S.A., 1958.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 6 ed. Tradução João Baptista Machado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

________________. Introdução à Teoria dos Sistemas. Aulas Publicadas por Javier Torres Nafarrete. Trad. Ana Cristina Arantes Nasser. 3. Ed. Coleção Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011.

OLDONI, Fabiano. Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica: Uma abordagem a partir da Teoria do Delito e da Teoria do Garantismo. Revista Bonijuris, São Paulo, v. 21, ago. 2009, p. 8-16.

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. Volume 1: parte geral. 7ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal – Parte Geral. 3. ed. - Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2008.

TAVARES, Juarez. Teoria do delito: variação e tendências. São Paulo: RT, 1980.

TOLEDO, Francisco de Assis. Princípios básicos de direito penal. São Paulo: Saraiva, 1987.

WELSEL, Hans. Derecho penal aleman. Trad. Juan Bustos Ramírez y Sergio Yáñez Pérez. Santiago do Chile: Jurídica de Chile, 1993.