O WHATSAPP COMO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM INOVADOR E SUSTENTÁVEL

Ronaldo de Almeida Macedo, Elder Pereira Ribeiro, Susana Henriques

Resumo


Esse texto tem como objetivo investigar limites e possibilidades do uso do aplicativo WhatsApp e sua utilização dentro e fora da sala de aula como recurso pedagógico complementar e inovador a partir de observação fundamentada em revisão de literatura, intercruzando os pesquisadores da temática – novos ambientes virtuais de aprendizagem. Analisaremos a partir desse trabalho como o aplicativo WhatsApp pode contribuir para um debate crítico e reflexivo no fortalecimento do processo de ensino aprendizagem através de um espaço inovador e híbrido. Em relevo, a investigação realizada procura mapear a usabilidade e potencialidade da utilização do mensageiro, com ênfase na sustentabilidade e na economia de recursos que a prática pedagógica vinculada ao aplicativo pode mobilizar através de um ambiente multiplataformas, mas também privilegiando a análise das situações de ensino-aprendizagem dela decorrentes.


Palavras-chave


WhatsApp. Sustentabilidade. Tecnologias. Educação.

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