EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO AVENTUREIRA E DESVIANTE: CONTRIBUIÇÕES DA INTERNACIONAL SITUACIONISTA (IS) AO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA

Rafael Rodrigo Mueller, Cristiano José Steinmetz, Talia Jeremias

Resumo


A partir do conjunto de escritos do coletivo conhecido como Internacional Situacionista (IS) pretendemos refletir sobre as possibilidades formativas contidas no âmbito das categorias centrais aos textos situacionistas, em especial a obra “A sociedade do Espetáculo” de Guy Debord, como deriva, dètournement e urbanismo unitário. Haveria, enquanto gérmen conceitual e político, nos escritos situacionistas uma proposta de formação humana que se contrapõe ao status quo formativo tradicionalmente vinculado ao campo da educação formal e institucionalizada nos termos da sociedade vigente.


Palavras-chave


Internacional Situacionista; formação humana; educação; deriva; dètournement

Texto completo:

PDF

Referências


CECHINEL, André; MUELLER, Rafael Rodrigo (Orgs). Formação humana na sociedade do espetáculo. Chapecó, SC: Argos; Criciúma, SC: Ediunesc, 2019.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: 50 anos depois, mais atual que nunca. 2 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017 264 p.

INTERNACIONAL SITUACIONISTA. Situacionista: teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2002, 362 p.

JACQUES, Paola Berenstein (Org). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro, RJ: Casa da Palavra, 2003, 160 p., il.

LÖWY, Michael. A estrela da manhã: surrealismo e marxismo. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.