ESTUDO COMPARATIVO DOS CONTEÚDOS AFERIDOS EM CONCURSOS PÚBLICOS E AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA ÁREA PÚBLICA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Francisca Sara Bezerra Maia, lailson da silva rebouças, Jandeson Dantas da Silva, Wenyka Preston Leite Batista da Costa

Resumo


Objetivo do trabalho de identificar a correspondência das ementas com os conteúdos cobrados em concursos. Para tanto, a metodologia utilizada foi de uma pesquisa descritiva. Os dados obtidos por meio da análise foram extraídos a partir da amostra de 43 editais de concursos entre 2015 e 2016 da Cesgranrio, CESPE/UnB, FCC e FGV, em que pessoas com o diploma de graduação em contabilidade poderiam se candidatar, bem como as ementas de duas disciplinas voltadas à área de contabilidade pública. O estudo identificou a disciplina de Contabilidade Pública como a mais frequente nos concursos selecionados, logo seguida de Orçamento Público. Através da análise identificou-se que a ementa da disciplina de Contabilidade das Instituições Públicas abrangeu 58% dos conteúdos programáticos dos concursos. Já a ementa da disciplina de Orçamento das Instituições Públicas conseguiu abranger aproximadamente 56% dos conteúdos

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