ESTUDO COMPARATIVO DOS CONTEÚDOS AFERIDOS EM CONCURSOS PÚBLICOS E AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA ÁREA PÚBLICA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
Objetivo do trabalho de identificar a correspondência das ementas com os conteúdos cobrados em concursos. Para tanto, a metodologia utilizada foi de uma pesquisa descritiva. Os dados obtidos por meio da análise foram extraídos a partir da amostra de 43 editais de concursos entre 2015 e 2016 da Cesgranrio, CESPE/UnB, FCC e FGV, em que pessoas com o diploma de graduação em contabilidade poderiam se candidatar, bem como as ementas de duas disciplinas voltadas à área de contabilidade pública. O estudo identificou a disciplina de Contabilidade Pública como a mais frequente nos concursos selecionados, logo seguida de Orçamento Público. Através da análise identificou-se que a ementa da disciplina de Contabilidade das Instituições Públicas abrangeu 58% dos conteúdos programáticos dos concursos. Já a ementa da disciplina de Orçamento das Instituições Públicas conseguiu abranger aproximadamente 56% dos conteúdos