COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE FERRAGEM NA CAPITAL PARANAENSE

Isabela Novaes Da Silva, Giovana Vargas Pereira, Grazyelle de Souza Gonçalves, Sara dos Santos Menegassi, Ana Crhistina Vanali

Resumo


Este estudo visa demonstrar, através de uma pesquisa de campo realizada em uma empresa de ferragem em Curitiba, que a análise da rentabilidade é importante para qualquer organização, pois ela permite, além da avaliação do desempenho econômico da organização, o avaliação do desempenho individual quando relacionado ao desenvolvimento de pessoas. Para realizar este trabalho foi utilizado como método, além da pesquisa de campo, o Diagrama de Ishikawa, 5W2H, pesquisa documental, observação não participativa, pesquisa bibliográfica, Brainstorming, Benchmarking e matriz GUT. Constatou-se que a baixa rentabilidade está presente na empresa por diversos motivos, sendo os principais são as faltas de treinamentos, de descrição de cargos e de marketing. Como resultado foi desenvolvido um plano de ação, no qual foram sugeridas soluções para o aumento da rentabilidade, sendo elas, aplicar treinamentos em todas as áreas, realizar a avaliação dos cargos e investir na divulgação da empresa.


Palavras-chave


Desenvolvimento de pessoas. Rentabilidade. Pesquisa de campo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAVIDRO. Como anda o setor de vidro nacional? 21/08/2018. Disponível em https://abravidro.org.br/como-anda-o-setor-vidreiro-nacional/. Acesso 23.junho.2019.

ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.

BEHR, Ariel et al. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ci. Inf., Brasília, vol 37, Nº 2, ago 2008.

BEZERRA, Taynara tenorio Cavalcante. CARVALHO, Marcus Vinicius Paim Souza. CARVALHO Isadora Menezes. PERES, Wagner Oliveira Marques. BARROS, Karina Onety de. Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias numa empresa de comércio de materiais elétricos. Enegep,2012.

CAMP, R. Benchmarking - O caminho da qualidade total. São Paulo: Pioneira, 1998.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas. 3° ed. São Paulo: Makron Books,1994.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

INFOMONEY, 2015. Análise financeira: conheça os indicadores mais usados pelos analistas. Disponível em: . Acesso em: 26,set,2006.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

LOJAS AMERICANAS. Entrevista realizada dia 18 de maio de 2019 por Sara dos Santos Menegassi junto à gerência de uma das filiais de Curitiba.

MARCONDES, Jose Sergio. 2016. Conceito de cronograma. Disponível em: . Acesso em: 29,out,2018.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agilberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Macelar; AMORIM, Sérgio Roberto Leusin. Gestão da qualidade. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

MARTINEZ, Luciano. Curso de direito do trabalho. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

MATIVA BRANDING Consultoria. Disponível em: . Acesso em: 23,mai,2019.

MAXIMIANO, Cesar Amaru, Introdução a administração. 6. Ed, São Paulo: Atlas, 2003.

MEIRA, R. C. As ferramentas para a melhoria da qualidade. 2. ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2003.

MOREIRA, D. A. Pesquisa em Administração: Origens, usos e variantes do método fenomenológico. Revista de Administração e Inovação, v. 1, n. 1, 2004.

NADLER, Leonard. Desenvolvimento de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

PERIARD, Gustavo. 2011. Matriz Gut - Guia Completo. Disponível em: Acesso em: 25.junho.2019.

PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários. 12.ed. São Paulo: Urr, 2007.

REIS, A. C. R. Demonstrações Contábeis: estrutura e análise. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SILVEIRA, José Procópio da. 10 passos para se elaborar um projeto de pesquisa de campo. Olinda, PE: Livro Rápido, 2010.

SINDICON. Disponível em: . Acesso em: 23,maio,2019.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Takeshy Tachizawa, Victor Claudio Paradula Ferreira e Antônio Alfredo Mello Fortuna. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

TRIMOVEIS. Maneiras de aumentar seu faturamento. Disponível em: . Acesso em: 23.maio.2019.

UOL Host Consultoria. Disponível em: . Acesso em: 23.maio.2019.

WERKEMA, M.C.C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.