ESTUDO DO ABSENTEISMO ENTRE OS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DE POLIETILENO NA GRANDE CURITIBA, PARANÁ

Bianca de Moraes Brito, Beatriz Prieto Matricardi, Brian Cezar Silva, Dilceia Vilczak dos Santos, Ketlyn Francisca Fermino Soares, Maira Ariana de Melo, Priscila Fátima Fonseca, Sandro de Jesus Correia, Ana Crhistina Vanali

Resumo


O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de melhoria no método de avaliação de desempenho para a gestão de pessoas, no setor de produção de uma empresa de produtos de polietileno com sede na Região Metropolitana de Curitiba onde constatou-se o alto índice de absenteísmo no setor de produção, considerando que a meta organizacional é de 2% e os valores acumulados ultrapassam os 4%. A coleta de dados foi realizada por meio da observação não participativa, entrevista informal com o gestor responsável pelos Recursos Humanos e pesquisas bibliográfica e documental. Foi realizado também um brainstoming para a definição das causas que geram o problema que foi inserido no diagrama de Ishikawa e depois foram priorizadas pela matriz GUT. Com a utilização do 5W2H foi elaborado os planos de ações para a solução das causas que, se implantado, poderá minimizar o alto índice de absenteísmo no setor de produção da empresa.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, G; OLIVEIRA, J. Absenteísmo. In: Revista de Ciências Gerenciais. Vol. XIII, N° 12, 95-113. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019.

ASSI, M. Gestão de riscos com controles internos: ferramentas certificações métodos, para garantir a eficiência dos negócios. São Paulo: Santi Paul, 2012.

BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846). Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2017.

CAMARGO, M. Índice de absenteísmo na empresa Prolim Serviços e Manutenções LTDA. São José dos Pinhais: Bacharel em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios. Faculdade da Indústria, 2010.

CAXAMBU, Z. Proposta de redução do absenteísmo na Faurecia. São José dos Pinhais: Bacharel em Administração com Habilitação em Gestão de Negócio. Faculdade da Indústria, 2007.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 4 ed. São Paulo: Saraiva 2003.

FRANÇA, A. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

LÉLIS, E. Gestão da qualidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

LOTZ, E; GRAMMS, L. Gestão de talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

LOPES, H; PONTES, J; ALBERTIN M. Logística e distribuição física. Curitiba: InterSaberes, 2017.

MARRAS, J. Administração de remuneração. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MARRAS, J. Administração de recursos humanos do operacional estratégico. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

MARCONI M, LAKATOS E. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RHMED. Doenças ocupacionais: quais são e como preveni-las? Disponível em https://www.rhmed.com.br/doencas-ocupacionais-quais-sao-e-como-preveni-las/. Acesso 20.junho.2019.

RODRIGO, L. O que é cronograma? Aprenda agora como organizar suas tarefas. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2019.

SCATENA, M. Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

SCHIAVON, A. Criatividade: seu guia de criatividade em publicidade e propaganda. Curitiba: InterSaberes. 2017.

SELEME, R; STADLER, H. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: InterSaberes, 2010.

SILVEIRA, J. 10 passos para se elaborar um projeto de pesquisa de campo. Olinda, PE: Livro rápido, 2010.