UM MODELO DE GESTÃO PARA A MANUTENÇÃO BASEADA NA CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO

Lucélia Mildemberger, Milton Constantino

Resumo


Esse artigo pretende mostrar que, para melhorar o setor da manutenção, a empresa AGRASIP (Associação dos Operadores Portuários de Granéis Sólidos de Importação do Porto de Paranaguá), precisa ter na sua cultura organizacional a capacidade de construir as identidades dos indivíduos a partir da iteração humana e através da transferência de conhecimento. Para isso, a empresa necessita adotar procedimentos que permitam que os conhecimentos contidos neles sejam passados de geração a geração, consolidando a cultura da empresa e colaborando com o crescimento do conhecimento acumulado. Nesse sentido, fez-se uma pesquisa de estudo de caso, construída a partir de um levantamento de dados, pautado na observação direta de serviços realizados e pesquisa em documentos da empresa, essencialmente as ordens de serviços. Para tanto, fez-se uso de um referencial teórico que aborda assuntos de Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Administração Estratégica, Desenvolvimento e Treinamento de Recursos humanos, e, Gestão da Manutenção. Foi constatado que é fundamental a mudança cultural apoiada na utilização de documentos tais como: procedimentos de trabalhos, solicitações de serviços, ordens de serviços e o histórico da manutenção em banco de dados. Para assim, melhorar a gestão da manutenção e obter uma maior produtividade e eficiência nas realizações das atividades.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Procedimentos Operacionais; Manutenção

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