PROPOSTA PARA A REDUÇÃO DO ALTO ÍNDICE DE TURNOVER NO SETOR DE FROTAS DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES

Rosilda do Rocio Do vale

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar propostas para a redução do alto índice de turnover no setor de frota de uma empresa de transportes, localizada em São José dos Pinhais-PR. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participativa, entrevista informal com o gestor responsável por contratações e demissões e uma pesquisa documental. Constatou-se assim que há um alto índice de turnover no setor de frota, considerando que os motoristas representam mais de 50% dos colaboradores que compõem a organização e que essa rotatividade merece maior atenção e cuidado. Foi realizado também um brainstoming para a definição das causas que geram o problema que foi inserido no diagrama de Ishikawa para serem priorizadas. Utilizou-se também a matriz GUT e com a utilização do 5W2H foi elaborado o plano de ações para a solução das causas que se implantado poderá ser capaz de minimizar o alto índice de turnover no setor da empresa.


Palavras-chave


Turnover. Gestão de Pessoas. Recursos Humanos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. C. S.; BAPTISTA P. C. P. Gestão de pessoas e comportamento organizacional em instituições de saúde. São Paulo: Senac, 2017.

BASTOS, Cristiane Monteiro Peixoto. Importância do Planejamento Recrutamento e Seleção na Redução do Turnover. Rio de Janeiro, 2008. 35 F. Projeto a Vez do Mestre, Pós Graduação Lato Sensu – Universidade Candido Mendes.

BARROS Elsimar; BONAFINI Fernanda, organizadoras. Ferramentas da qualidade – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

BEHR, Ariel; MORO Eliane; ESTABEL Lizandra. Gestão da biblioteca escolar: Metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca – Brasilia, 2008.

BEZERRA, Taynara tenorio at al. Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias numa empresa de comercio de materiais elétricos. Enegep, 2014.

CASSINO, Walbert Teixeira. Fatores Determinantes Do Turnover Em Uma Empresa De Locação De Veiculos: Estudo De Caso. Belo Horizonte, 2014. Mestrado Profissional Em Administração, Centro Universitário Una.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 7.ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

¬¬______. Recursos Humanos: O capital Humano nas organizações: São Paulo Atlas S.A 2006.

______. Recursos Humanos. São Paulo: Elsevier, 2009.

______. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CIERCO, Agliberto Alves et al. Gestão da Qualidade. – Rio de Janeiro, 2003.

DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos. 2..ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas,2001.

______. Gestão de Pessoas. 1.ed. São Paulo: Atlas S.A., 2004.

GODOY, M. H. C. Brainstorming. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.

GOMES, Ana Clotildes Colares. Programa de Avaliação de Desempenho UFPA: Elementos Constitutivos e pressupostos na prática avaliativa. Natal, 2010. 188 F. Programa de Pós- Graduação em Administração – Mestrado em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas S. A. 2010.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Avaliação e Gestão de Desempenho. 1.ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 2014.

MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2010.

MOBLEY, Wiliam H. Turnover: Causas, consequências e controle; tradução de Vânia Conde, Porto Alegre: Ortiz, 1992.

PÁDUA, Elisabete Matallo M. Metodologia de Pesquisa, Abordagem Teórico-Prática. 10. ed. Campinas: PAPIRUS, 2004.

PACHECO, Luiza. Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Luiza Pacheco, Anna Cherubina Scofano, Mara Beckert, Valéria de Souza. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

PINHEIRO, Ana Paula. Causas e Efeitos da Rotatividade de Pessoal/ Turnover: Estudo de Caso de uma Microempresa do Setor de Educação. Seget, 2013. 12F. Curso de Gestão e Tecnologia para a Competitividade, FATEC.

PONTELO, Juliana F; CRUZ Lucineide.A.M. Gestão de pessoas: manual de rotinas trabalhistas. Ed. – Brasilia : Senac/DF, 2014.

REGINATTO, Antonio Paulo. Equipes campeãs: potencializando o desempenho de sua equipe. 2 ed. Porto Alegre : SEBRAE/RS, 2004.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total: uma abordagem prática. 4. ed. São Paulo: Alínea, 2012.

VIEIRA, R. F. M. N. Satisfação e Qualidade de vida fatores preditores da rotatividade dos comerciais do grupo MCoutinho. 2011. Dissertação – Universidade Católica Portuguesa. Braga, 2011.

TURBINO, D.F. Manual de planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, Angela Sofia Dias da. Avaliação de Desempenho: Estudo exploratório nos setores da banca e vitinicultura. 2014. 61 F. Dissertação de Metrado - Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Instituto Universitário da Maia.

WERTHER, Willian; DAVIS Keith. Administração de Recursos Humanos: Capital humano de empresas. 6. ed. México: McGraw-Hill, 2008.