AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GETÚLIO VARGAS, SÃO MIGUEL DO OESTE, SANTA CATARINA

Fábio Franzosi

Resumo


As escolas têm a função de transformar e a educação ambiental implementada de forma eficaz é uma maneira de realizar uma grande mudança, despertando o interesse e sensibilização para as causas ambientais. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a educação ambiental ofertada pelo Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas, em São Miguel do Oeste/SC. A metodologia utilizada envolveu observações in loco, pesquisas bibliográficas, análises documentais e aplicação de questionários a estudantes. Constatou-se entre os estudantes, uma relação estreita entre as disciplinas técnicas e as questões ambientais. Mais de 80% dos estudantes consideram-se motivados, porém, 48% afirmaram estarem engajados em ações ambientais. Observou-se que dentro de seu perfil didático, todos os docentes de algum modo se encontram engajados com a educação ambiental. Nesse sentido, o Centro de Educação estudado, está no caminho certo, porém, precisa evoluir em aspectos relacionados à interdisciplinaridade e a implantação de um sistema de educação ambiental baseado em dinâmicas, seminários e visitas técnicas. Os estudantes necessitam da (com) vivência de uma aprendizagem que ultrapasse os limites da sala de aula, como uma oportunidade de contribuir com a sociedade ao mesmo tempo em que adquirem este conhecimento.

Palavras-chave


Educação ambiental. Meio ambiente. Responsabilidade socioambiental.

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