AS ORGANIZAÇÕES DE VENDA DIRETA E O CAPITALISMO CARISMÁTICO: O QUE A SOCIOLOGIA PODE NOS ENSINAR

Juliana Abrão da Silva Castilho

Resumo


Os vendedores diretos são trabalhadores informais, que geralmente associam-se a uma Organização de Venda Direta, apoiando-se em sua estrutura de marketing para construção seu negócio e geração de lucro. Atraídos pela promessa de ganho fácil e gerenciamento do próprio negócio constroem sua história nestas organizações gerando o fenômeno que estamos chamando de “Febre das OVDs”: a popularização deste tipo de empresa e a adesão de trabalhadores a estas como maneira de garantir renda. O estudo abaixo pretende fazer um levantamento sobre a leitura sociológica sobre as vendas diretas. Este artigo mostra as vendas diretas pela percepção e análise do discurso destes trabalhadores informais e precarizados.


Palavras-chave


Vendas diretas, Sociologia das Organizações, Marketing em rede

Texto completo:

PDF

Referências


ABEVD. Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta. Disponível em: . Acesso em: 10 setembro 2018.

AVON. Avon Products. Disponível em: . Acesso em: 10 setembros de 2011.

BIGGART, N. Charismatic capitalism: direct selling organizations in America. Chicago: University of Chicago, 1989.

BITTENCOURT, D. Amway: do american way ao “liberalismo totalitário”: O paradoxo de uma organização. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Políticas) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1998.

BRODIE, S. et al. Outsourcing salesforces via self-employment: the case of direct selling in the UK. Journal of Small Business and Enterprise Development. Londres: MCB University, v. 11, n. 1, p. 50-59, 2004.

CASTILHO, J. Revendedoras Avon em Campanha: Venda Direta e Interação Social. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2005.

DOUGLAS, M. Pureza e perigo. São Paulo: Perspectiva, 1980.

__________. Como as instituições pensam. Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Edusp, 1998.

GIDDENS, A. Novas regras do método sociológico. Trad. António Escobar Pires. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 1996 [1976].

GRACIOSO, F.; NAJJAR, E. Marketing de rede: a era do supermercado virtual. São Paulo: Atlas, 1997.

LAN, P. Networking Capitalism: network construction and control effects in direct selling. The Sociological Quarterly, Califórnia, v. 43, n. 2, p.165-184, 2002.

PEDROSO NETO, A. A reprodução da coesão organizacional na Amway. 2000. p. 117. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2000.

PETERSON, R. A.; YORUBA, T. R. What is direct selling? Definition, perspectives and research agenda. The Journal of Personal Selling & Sales Management. New York, v. 16, p.1-16, fall, 1996.

SCHÜTZ, A. The phenomenology of the social world. Evanston: Northwestern University Press, 1967.

SOUZA, M. M. C. A metáfora da família: integração organizacional e estratégias profissionais na Amway. 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1996.

THERBORN, G. The ideology of power and the power of ideology. London, 1980.

WEBER, M. Burocracia. In: GERTH, Hans; MILLS, Wright (orgs.). Max Weber: ensaios de sociologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

_______. A sociologia da autoridade carismática. In: GERTH, Hans; MILLS, Wright (orgs.). Max Weber: ensaios de sociologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

WFDSA.World Federation of Direct Selling Associations. Disponível em: . Acesso em: 10 de setembro de 2018.