AUTOESTIMA ENTRE ALUNOS INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Davi Moreira Melo de Aguiar, Eduardo Dias Azevedo, Moisés Augusto de Oliveira Borges, Bruno Lima, Vicente Pinheiro Lima

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar e verificar se existe diferença significativa na autoestima entre iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física.O n amostral foi composto por 45 alunos do primeiro período e 45 alunos do sexto período de graduação. O instrumento de coleta escolhido foi o questionário de escala de autoestima de Rosemberg (EAR), as alternativas de respostas foram apresentadas no formato Likert de quatro pontos, alterando entre "concordo totalmente", concordo, discordo e "discordo totalmente”. A diferença média entre os resultados da aplicação do questionário foi de 0,14, desta forma, os dados apresentados demonstram que não houve diferença significativa nos níveis de autoestima entre os alunos do 1º período e os do 6º período, ambos com classificação de autoestima média.


Palavras-chave


Autoestima. Educação Física. Universitários. Graduação. Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, S. G; AVANCI, J. Q; SILVA, C. M. F. P; MALAQUIAS, J. V; SANTOS, N. C; OLIVEIRA, R. V. C. A representação social do ser adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde. Ciênc Saúde Coletiva. V.8, n.3, p. 659-79. 2003.

BARRETO, A. D. P. Manual Cuidando do Cuidador–resgate da autoestima na comunidade. Curso de Formação de Multiplicadores em Técnicas de Resgate da Autonomia na Comunidade. Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária–MISMEC-CE (Projeto 4 Varas). Apoio– Departamento de Saúde Comunitária da UFC e Pró-Reitoria de Extensão da UFC. Fortaleza, 2010.

CASTILLO, I; MOLINA, G. J. Adiposidad corporal y bienestar psicológico: efectos de la actividad física en universitarios de Valencia, España. Rev Panam Salud Publica. V.26, n.4, p. 334–40. 2009.

DINI, G. M; QUARESMA, M. R; FERREIRA, L. M. Adaptação cultural e validação da versão brasileira da escala de auto-estima de Rosenberg. Rev Soc Bras Cir Plast. V.19, n.1, p. 41 -52. 2004.

GREENLEAF, C; BOYER, E. M; PETRIE, T. A. High school sport participation and subsequent psychological well-being and physical activity: The mediating influences of body image, physical competence, and instrumentality. Sex Roles: A Journal of Research, V. 61, n. 9-10, p. 714-726. 2009.

MATIAS, R. C; MARTINELLI, S. C. Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Rev da Ava da Educ Sup (Campinas). V. 22, n.1, p. 15-33. 2017.

MATTOS, M. G; JÚNIOR, A. J. R; RABINOVICH, S. B. Metodologia da pesquisa em Educação Física. 4ª edição; Editora Phorte; São Paulo; 2017.

MENDES, A. R; DOHMS, K. P; LETTNIN, C; ZACHARIAS, J; MOSQUERA, J. J. M; STOBÄUS, C. D. Autoimagem, autoestima e autoconceito: contribuições pessoais e profissionais na docência. Seminário de pesquisa em educação da região Sul. 2012. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/724/374>

MICHAEL, K. D; HUELSMAN, T; GERARD, C; GILLIGAN, T. M; GUSTAFSON, M. R. Depression among college students: Trends in prevalence and treatment seeking. Counseling and Clinical Psychology Journal. V. 3, n.2, p. 60-70. 2006.

MOLINA, G. J; CASTILLO, I; QUERALT, A. Leisure-time physical activity and phychological well-being in university students. Psychological Reports. V. 109, n.2, p. 453-460. 2011.

MORALES, M. N; GONZÁLEZ, A. G. Resiliencia-Autoestima-Bienestar psicológico y Capacidad intelectual de estudiantes de cuarto medio de buen rendimiento de liceos vulnerables. Estud. Pedagóg. V.40, n.1, p. 215-228. 2014.

PECHORRO, P; MARÔCO, J; POIARES, C; VIEIRA, R. X. Validação da Escala de Auto-estima de Rosenberg com adolescentes Portugueses em contexto forense e escolar. Arq Med. V.25, n.5-6, p. 174-179. 2011.

PEREIRA, H. P; LOPES, D. G; GONÇALVES, M. C; VASCONCELOS-RAPOSO, J. J. Bem-estar Psicológico e autoestima em estudantes universitários. Rev. Iberoamericana de Psico. Del Ejercicio y el Dep. V. 12, n. 2, p. 297-305. 2016.

SERRA, A. V. O stress na vida de todos os dias. Coimbra. Estoril. 2007; 4(6):39-41.

STOCKER, J; FARIA, L. Autoconceito e adaptação ao ensino superior: estudo diferencial com alunos da Universidade de Porto. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Portugal, 2009. Disponível em: < https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=85217>

TAVARES, J; PEREIRA, A. S; GOMES, A. A; MONTEIRO, S. M; GOMES, A. Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 1ª edição; Porto Editora; Porto; 2007.

VASCONCELOS, H. S. Autoestima, autoimagem e constituição da identidade: um estudo com graduandos de psicologia. Rev Psico, Diversidade e Saúde. V. 6, n.3, p. 195-206. 2017.