IMPLANTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA GESTÃO DE PROJETOS NO SISTEMA SESI SENAI GOIÁS: uma dinâmica de comportamento organizacional

Diego Costa Madureira

Resumo


Este artigo aborda a necessidade do desenvolvimento da metodologia de gestão de projetos no sistema indústria, SESI e SENAI, em Goiás e sua integração com o comportamento e cultura organizacional da instituição. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e entrevistas com técnicos e gestores que exercem a elaboração e desenvolvimento de projetos. Aponta-se no artigo que a participação na elaboração da metodologia se concentrou à alta-direção e aos gestores dos negócios institucionais, não tendo a participação dos técnicos de maneira efetiva. Sendo assim a aceitabilidade e adaptação à metodologia se tornou lento e com baixa produtividade.

 

Palavras-chave: Gerenciamento de projetos. Comportamento organizacional. PMBOK. Stakeholders


Palavras-chave


Gerenciamento de projetos; Comportamento organizacional; PMBOK; Stakeholders

Texto completo:

PDF

Referências


BALDWIN, Timothy T. Gerenciando o comportamento organizacional: o que gestores eficazes sabem e fazem. 2. ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Fundamentos da Administração: planejamento, organização, direção e controle para incrementar competitividade e sustentabilidade. 1. ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2016.

DO VALE, André Bitencourt. Fundamentos do gerenciamento de projetos. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

HELDMAN, K. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KEELING, Ralph. BRANCO, Renato H. F. Gestão de Projetos: uma abordagem global. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

OLIVEIRA, Clênio Senra de. Gerenciamento de Projetos. Belo Horizonte, Instituto de Educação Tecnológico, 2008.

PATAH, L. Alinhamento estratégico de estrutura organizacional de projetos: uma análise de múltiplos casos. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

PMI (2013) PMBOK: Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 5 ed.

VARGAS, R.V. (2016) Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 8. ed. Brasport.