PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA MODALIDADE EJA

Maria Eduarda Cavalcante de Lima, Adriana do Rosário Pampu, Jaqueline Correa de Jesus, Michele Kubersky, Ivonete Quintino

Resumo


A educação ambiental é uma construção de atitudes voltadas para conservação do meio ambiente e está ligada a sustentabilidade e as práticas sustentáveis são ações para preservação do meio ambiente e podem ser aplicadas na Educação de Jovens e adultos, uma modalidade inclusiva do ensino. O objetivo do presente artigo é descrever as práticas sustentáveis,horta e captação de água da chuva, desenvolvidas no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos.Para isso foram utilizados os seguintes métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, entrevista e pesquisa de campo.Os principais resultados encontrados no CEEBJA foram o real funcionamento do Projeto Horta, que consiste no plantio de hortaliças envolvendo os educandos em todo o processo, e do Projeto Captação de Água da Chuva, que foi pensado pelos estudantes para diminuir o desperdício de água na instituição, sabendo que há o trabalho em sala de aula sobre a sustentabilidade e há aplicação de tais conceitos por meio dos projetos, desenvolvidos pelos estudantes, no centro de ensino, observa-se o vínculo entre educação e saúde e envolve os educandos numa aula dinâmica e prática, oportunizando a interação com a natureza. Conclui-se então que os projetos sustentáveis, horta e captação de água da chuva, encontrados no CEEBJA são eficientes e trazem benefícios para a comunidade escolar, na questão de alimentação, economia, consciência ambiental e atitudes dos  estudantes.


Palavras-chave


Projetos. Sustentabilidade. EJA.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Constituição da República Federativa, 1988.Art. 208. Brasilia, 2016. Disponível em. Acesso em 27 de outubro de 2017.

CERVO, A.; BERVIAN, P.; Da Silva, R. Metodologia Científica. São Paulo; Pearson Prentice Hall; 2007. p.51 e 61.

CMMAD; Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Relatório Brundtland. Oxford University Press, 1987.383p. Disponível em . Acesso em 27 de outubro de 2017.

DIAS, G.F. Educação ambiental: Princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 1992. p.399.

FONSECA, J. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

LEFF, H. Saber Ambiental Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis RJ: Vozes, 2009. p.236 e 253.

MARCONI, M.; LAKATOS, E.M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003. p.187.

PILETTI, N. Educação Básica da organização legal ao cotidiano escolar.São Paulo: Ática, 2010. p.145.

PENSAMENTO verde. 10 práticas sustentáveis para seu dia a dia. Notícia de 18 de julho de 2013. Disponível em Acesso em 27 de outubro de 2017.

PNEA, Plano Nacional de Educação Ambiental Lei n°9.795, ABRIL 1999.