O uso de visita técnica como prática de integração de ensino entre as disciplinas de Marketing e Gestão Estratégica

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Eduardo Picanço Cruz, Esther Pinho da Silva, Mariana Rosa Guimarães

Resumo


O artigo propõe o uso de visita técnica como uma prática de ensino e integração das disciplinas de Marketing e Gestão Estratégica. Experiência vivenciada em um MBA entre 2016 e 2018, em três turmas consecutivas, permitiu a ação, experimentação e reflexão. O texto evidencia não apenas a discussão e apresentação feitas (nas aulas Gestão Estratégica), mas também na sua fase preparatória (nas aulas de Marketing). Mostra ainda que as visitas técnicas poderiam se encaixar em uma estratégia rica de aprendizado ativo, o que por sua vez ajudaria a desenvolver conhecimento e experimentação tácita em alunos de MBA, o que é particularmente difícil de ser abordado em atividades de sala de aula, com casos de ensino ou aprendizado baseado em problemas. Como decorrência, o próximo desafio será a inclusão da disciplina de Comportamento do consumidor nessa ação integrada.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Gestão Estratégica; Marketing; Visita técnica

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