LOGÍSTICA LEAN COMO FONTE DE VALOR E ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS: ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS DO ALTO SERTÃO PARAIBANO

João Tobias de Morais Costa, Mary Dayane Souza Silva, Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Cinthia Moura Frade

Resumo


Aspectos como a busca pela eficiência, melhor compreensão dos relacionamentos com o consumidor, gestão de custos junto à necessidade de reestruturação de processos de distribuição e armazenagem tem direcionado as empresas a buscarem adotar as práticas da logística lean como forma de trazer inúmeras vantagens as operações logísticas. O objetivo deste trabalho foi analisar a presença da logística lean numa empresa de distribuição de bebidas do alto sertão paraibano. Este estudo configura-se em uma pesquisa do tipo qualitativa com dados extraídos das considerações sobre as operações de uma empresa de distribuição de bebidas a partir de entrevistas semiestruturadas com gerentes e funcionários envolvidos nas operações logísticas, além de visitas in loco para observação direta. Os resultados dessa pesquisa permitiram considerar que o valor agregado pela empresa ao cliente por meio da filosofia lean e do gerenciamento eficiente das atividades de transporte, entrega e distribuições devem atuar como o diferencial na busca da melhoria contínua de todos os seus processos logísticos, a começar pela eliminação de desperdícios e, consequentemente dos custos relacionados a estes. Aspectos como a busca pela eficiência, melhor compreensão dos relacionamentos com o consumidor, gestão de custos junto à necessidade de reestruturação de processos de distribuição e armazenagem tem direcionado as empresas a buscarem adotar as práticas da logística lean como forma de trazer inúmeras vantagens as operações logísticas. O objetivo deste trabalho foi analisar a presença da logística lean numa empresa de distribuição de bebidas do alto sertão paraibano. Este estudo configura-se em uma pesquisa do tipo qualitativa com dados extraídos das considerações sobre as operações de uma empresa de distribuição de bebidas a partir de entrevistas semiestruturadas com gerentes e funcionários envolvidos nas operações logísticas, além de visitas in loco para observação direta. Os resultados dessa pesquisa permitiram considerar que o valor agregado pela empresa ao cliente por meio da filosofia lean e do gerenciamento eficiente das atividades de transporte, entrega e distribuições devem atuar como o diferencial na busca da melhoria contínua de todos os seus processos logísticos, a começar pela eliminação de desperdícios e, consequentemente dos custos relacionados a estes. 

Palavras-chave


Logística Lean, Custos Logísticos, Enxugamento Logísticos

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