MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: proposta de intervenção na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Denilson Queiroz Gomes Ferreira, Deivison Queiroz Gomes Ferreira

Resumo


A presente proposta de intervenção destacou a importância do capital intelectual para as organizações, públicas ou privadas, em uma sociedade baseada no conhecimento. Para tanto, utilizou o Banco de Produção Científica, Técnica e Artística (BPC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para propor uma metodologia de mensuração de seu capital intelectual, possibilitando dessa maneira um acompanhamento de sua evolução. Como destacado pela ferramenta 5W2H, esta proposta é de extrema facilidade de adoção, uma vez que não há custos relevantes envolvidos, sejam financeiros, materiais, organizacionais ou de pessoal.


Palavras-chave


Capital intelectual. Instituição Pública de Ensino. Organizações Públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


BARNEY, J. Firms Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, n. 1, v. 17, p. 99-120, 1991.

DEPESQ - DEPARTAMENTO DE APOIO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Banco de Produção Científica (BPC). Disponível em: http://www.sr2.uerj.br/depesq/. Acesso em: 20 out. 2017.

EDVINSSON, L.; MALONE, M. Capital Intelectual: Descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.

GOIS, C. G. Capital intelectual: o intangível do século XXI. IN: Congresso brasileiro de custos. Recife/PE, ago.2000.

JOIA, L. A.; MALHEIROS, R. Evidências Empíricas da Influência de Alianças Estratégicas no Capital Intelectual de Empresas. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, n. 7, v. 2, p. 162-177, abr.-jun. 2010

STEWART, T. A. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônio de conhecimento. 5ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

ZAMBERLAN, C. O.; POZZOBON, I. M. Evasão do Capital Intelectual das Universidades Públicas: Estudo na Universidade Federal de Santa Maria. Revista ADM.MADE, ano 10, n. 2, v.14, p.95-109, mai./ago. 2010.