PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL ERASTO GAERTNER

Adrielle Henequim Francisco, Julia Cristina Bazani Banas

Resumo


Esse estudo objetiva o desenvolvimento das práticas pedagógicas ofertado aos estudantes em tratamento oncológico. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem de cunho qualitativo utilizando como instrumento de investigação a entrevista estruturada por meio de áudio gravado. Foram analisados as estratégias educativas, os recursos didáticos, dificuldades dos professores, da pedagoga e dos estudantes, a falta que os colegas da escola fazem ao estudante hospitalizado e como é difícil estudar perante ao tratamento em que está sendo submetido. Foi possível compreender que a atuação de uma pedagoga no ambiente hospitalar é de suma importância para garantir o direito a educação dos estudantes e que juntamente com os pais e a equipe de saúde do hospital pode-se garantir um acompanhamento pedagógico eficiente.

 


Palavras-chave


Escolarização Hospitalar; Práticas pedagógicas; Tratamento oncológico; Estudante Hospitalizado; Direito a educação;

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC; SEESP, 2002.

COVIC, Amália Neide; OLIVEIRA, Fabiana Aparecida de Melo. O aluno gravemente enfermo. São Paulo: Cortez, 2011.

FAVARELLI, Aparecida da Silva. Dificuldades enfrentadas pelos pedagogos na área da Pedagogia Hospitalar. Monografia apresentada ao curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari. Capivari - SP: CNEC, 2012. 30p.

Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1994.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas 2003.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira (org.). Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; TORRES, Patrícia Lupion (orgs.). Teoria e prática na pedagogia hospitalar: novos cenários, novos desafios. Curitiba: Champagnat, 2010.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: . Acesso em: 21 de ago. 2017.

NAZARETH, Cátia Aparecida Lopes. Atendimento escolar à criança hospitalizada: classes hospitalares. Curitiba: InterSaberes, 2015.

PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. Educação, diversidade e esperança- A práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. Salvador: UFBA [Tese de doutorado em Educação], 2003.

SANT’ANNA, Alecsandra Dos Reis Zucoloto de; PINTO, Leiza de Oliveira; SOEIRO, Wailla Paola. Pedagogia hospitalar: uma modalidade de ensino em diferentes olhares. Monografia apresentada ao Programa de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Escola Superior de Ensino Anísio Teixeira, SERRA, 2011.