EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SEGUNDO CRITÉRIOS DO RTQ-R: PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÕES EM UMA EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL PARA ALCANCE DA MÁXIMA CLASSIFICAÇÃO

Matheus Franco Sausen, Igor Norbert Soares, Felipe Cavalheiro Zaluski, Tarcisio Dorn de Oliveira

Resumo


Este estudo objetivou-se analisar e propor possíveis alterações em uma residência unifamiliar localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a fim de otimizar a utilização de recursos e melhorar sua eficiência, delimitando-se nos critérios do RTQ-R para classificação de edificações quanto a sua eficiência energética. A partir de uma abordagem qualitativa, descritiva as análises partiram de um estudo de caso com coleta de dados bibliográfica e documental. Os resultados obtidos por meio das análises do modelo adotado, bem como através dos cálculos realizados com base no método escolhido, permitiram analisar o nível de eficiência de uma residência existente e propor alterações a fim de atingir o nível máximo de eficiência energética, segundo critérios do RTQ-R. A habitação que foi estudada apresentou evolução do nível C para o A com as melhorias sugeridas.

Palavras-chave


Eficiência Energética; RTQ-R; Edificações; Desenvolvimento Sustentável.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15220-3 – Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 5626 – Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Balanço Energético 2016: Ano base 2015. Relatório Final. Rio de Janeiro: EPE, 2016.

______. Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Plano Nacional de Eficiência Energética: Premissas e diretrizes básicas. Rio de Janeiro: EPE, 2011.

INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Anexo da Portaria Inmetro Nº 18/2012 Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais – RTQ-R. Rio de Janeiro. 2012.

______. Anexo da Portaria Inmetro Nº 50/2013 Requisitos de Avaliação da Conformidade para Eficiência Energética de Edificações – RAC. Rio de Janeiro. 2013.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3 ed. Rio de Janeiro: Eletrobrás/Procel, 2014.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

TEIXEIRA, E. B.; ZAMBERLAN, L.; RASIA, P. C. Pesquisa em Administração; Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.