Gêneros jornalísticos e vozes nas matérias sobre a SELIC: informação e opinião nos grandes jornais brasileiros.
Resumo
Este artigo é sobre a posição do jornalismo econômico em relação à SELIC. Considera duas démarches: a economia tem uma dimensão cultural, política e social e a imprensa é um produtor cultural que a influência; os jornalistas escolhem mais algumas fontes e enquadramentos do que outros e, assim, dão mais visibilidade a algumas representações, instituições e agentes – participam das relações de força do campo econômico. Uma análise de gênero respondeu uma questão: qual gênero jornalístico é predominante, informativo ou opinativo? Uma análise de vozes respondeu outra: para quem o jornalismo econômico dá voz? Material empírico: 249 matérias dos jornais O Globo, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Valor Econômico, durante 2013. Resultados: os jornais são predominantemente informativos, sendo um deles mais balanceado; as vozes predominantes são do mundo dos rentistas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMO, B. (Org.). Um Trabalhador da Notícia: textos de Perseu Abramo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1997.
ABREU, A. A. Jornalistas e jornalismo econômico na transição democrática. In: ABREU, A. A. LATTMAN-WELTMAN, F. KORNIS, M. A. Mídia e política no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. São Paulo: Atlas, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BELTRÃO, L. Jornalismo Opinativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.
BOURDIEU, P. Les structures sociales de l'économie. Paris: Seul, 2000.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
BOURDIEU, P. O campo econômico. Política & Sociedade, n. 6, 2005.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Bertrand Brasil, 2010.
BREED, W. Controle social na redação: uma análise funcional. In: TRAQUINA, N. Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1995.
CALDAS, S. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2003.
CHAMPAGNE, P. A visão midiática. In: BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1998.
CHAPARRO, M. C. Jornalismo na fonte. In: DINES, A. MALIN, M. (Org.). Jornalismo brasileiro: no caminho das transformações. Brasília: Banco do Brasil, 1996.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
DIMAGGIO, P. Aspectos culturais da acção e da organização econômica. In: MARQUES, R. PEIXOTO, J. (Org.). A nova sociologia econômica. Celta Editora: Oeiras, 2003.
DUFOUR, J. L'imposition de la question actionnariale dans le monde (1985-2005). In: TEMMAR, M. ANGERMULLER, J. LEBARON, F. Les discours de l'économie. Paris: Curapp-Ess Editions, 2013.
DUVAL, J. Critique de la raison journalistique. Paris: Le Seuil, 2004.
DUVAL, J. Sur les non-dits et les fonctions d'un discours médiatique. In: TEMMAR, M. ANGERMULLER, J. LEBARON, F. Les discours de l'économie. Paris: Curapp-Ess Editions, 2013.
DUVAL, J. Concessions et conversions à l'économie. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 131-132, 2000.
EPSTEIN, G. A. Introduction: financialization and the world economy. In: Financialization and the World Economy. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2005.
ERBOLATO, . Técnicas de codificação em jornalismo: redação, captação e edição no jornal diário. Petrópolis: Vozes, 2008.
FLIGSTEIN, N. O mercado enquanto política: uma abordagem político-cultural às instituições de mercado. In: MARQUES, R. PEIXOTO, J. (Org.). A nova sociologia econômica. Celta Editora: Oeiras, 2003.
GAMSON, W. A. CROTEAU, D. H. W. SASSON, T. Media images and the social construction of reality. Annual Review of Sociology, v. 18, 1992.
GRUN, R. 2014. Decifra-me ou te devoro: o Brasil e a dominação financeira. São Paulo: Alameda Casa Editorial.
GUILBERT, T. La "mise en évidence" du discours économique par la presse écrite. In: TEMMAR, M. ANGERMULLER, J. LEBARON, F. Les discours de l'économie. Paris: Curapp-Ess Editions, 2013.
GUTMANN, J. F. Quadros narrativos pautados pela mídia: framing como segundo nível do agenda-setting? Contemporânea, v.4, n.1, 2006.
HACKETT, R. A. Declínio de um paradigma? A parcialidade e a objetividade nos estudos dos media noticiosos. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: VEJA, 1999.
HALL, S. CHRITCHER, C. JEFFERSON, T. CLARKE, J. ROBERTS, B. 1999. A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: VEJA, 1999.
LAGE, N. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2003.
LAGE, N. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2002.
LEBARON, F. Pour une sociologie de la production et de la diffusion des discours économiques. Réflexions à partir de l'exemple de la notion de modèle social. In: TEMMAR, M. ANGERMULLER, J. LEBARON, F. Les discours de l'économie. Paris: Curapp-Ess Editions, 2013.
LENE, H. A crise da Gazeta Mercantil: tradição e ruptura no jornalismo econômico brasileiro. Dissertação de Mestrado em Comunicação. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2004.
LENE, H. O jornalismo de economia no Brasil. Cruz das Almas, BA: Editora UFRB, 2013.
MARCHETTI, D. 2008. El análisis sociológico de la producción de información Mediática. Comunicación y Medios, n. 18, 2008.
MCCOMBS, M. E. SHAW, D. L. A função de agendamento dos media. In: TRAQUINA, N. O poder do jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Lisboa: Minerva, 2000.
MELO, J. M. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
MELO, J. M. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. Campos do Jordão, SP: Mantiqueira, 2003.
PEDROSO NETO, A. J. UNDURRAGA, T. The elective affinity between elite journalists and mainstream economists in Brazil. Journalism Studies, 2017.
PEDROSO NETO, A. J. O espaço dos jornalistas da economia brasileiros: gerações, origem social e dinâmica profissional. Repocs, v. 12, n. 23, 2015.
PULITI, P. A financeirização do noticiário econômico no Brasil (1989 – 2002). Tese de Doutorado. Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
QUINTÃO, A. S. F. O jornalismo econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
SCHMITZ, A. A. Fontes de notícias: ações e estratégicas das fontes no jornalismo. Florianópolis: Combook, 2011.
SCHUDSON, M. The sociology of news production. Media Culture Society. n. 11, 1989.
SEDEL, J. Les médias et la banlieue. Paris: Le Bord de Le Eau, 2013.
SWEDBERG, R. Principles of Economic Sociology. Princeton, EUA: Princeton University Press, 2003.
TEMMAR, M. LABORDE-MILAA, I. Les procédés de légitimation du discours économique dans le texte de presse. In: TEMMAR, M. ANGERMULLER, J. LEBARON, F. Les discours de l'économie. Paris: Curapp-Ess Editions, 2013.
TUCHMAN, G. 1999. A objectividade como ritual estratégico: uma análise da noção de objectividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, N (Org.). Jornalismo questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega.
TUCHMAN, G. As notícias como uma realidade construída. In: ESTEVES, J. P. (Org.). Comunicação e sociedade. Lisboa: Horizonte, 2002.
UNDURRAGA, T. Making news, making the economy: technological changes and financial pressures in Brazil. Cultural Sociology, v. 8, 2016.