ESCOLARIZAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Ana Paula Geraldo

Resumo


A história da escolarização em tempo integral no Brasil se caracteriza como projetos públicos transitórios, de baixo investimento e muitas vezes assistencialista (ESQUINSANI, 2008). No entanto, em documento recente norteador da educação de tempo integral nacional (BRASIL, 2014), o objetivo inerente a esse tipo de ensino tem a ver com a formação plena do estudante: ética, estética, histórica e cultural. Á vista disso, o problema de pesquisa desse artigo consiste em verificar: qual/quais objetivo (s) as professoras de uma escola de ensino fundamental I de período integral situada no município de São José dos Pinhais, que é atendida pelo Programa Mais Educação, acreditam ser inerentes a escolarização em tempo integral? Para tanto, a natureza dessa pesquisa é básica (PRODANV e FREITAS, 2013), de objetivo exploratório (GIL, 2010) e de abordagem qualitativa (PRODANOV e FREITAS, 2013). Para a coleta de dados foi confeccionado um questionário estruturado (GIL, 2010). A análise dos dados sucedeu de forma interpretativa a partir das respostas de cinco professoras que responderam ao instrumento (LAKATOS e MARCONI, 2003). Identificou-se através de suas respostas a falta de clareza em relação aos objetivos do Programa Mais Educação de escolarização em tempo integral, isto porque, elas o indicaram como “reforço escolar” e/ou complemento do ensino regular, o que por sua vez, pode ser consequência da a falta de formação continuada, também verificada em suas respostas, para atuar em tal proposta.

 


Palavras-chave


Escola pública. Ensino integral. Políticas públicas. Formação de professores.

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