UMA SAÍDA: O EMPREENDEDORISMO COMO FATOR DE CRESCIMENTO ECONÔMICO ATRAVÉS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Fernanda Raquel dos Santos Sousa, Danielly Rodrigues da Silva

Resumo


Atualmente o Brasil passa por uma crise política e econômica que atinge, de forma direta ou indireta, a população, causando desemprego, falência de empresas entre outros. Uma saída para esse cenário seria incentivar o empreendedorismo. Este cresceu muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas em quantidade de empresas, mas em participação na economia. O estudo tem como propósito analisar o empreendedorismo como fator de crescimento econômico através das Micro e Pequenas empresas. Tendo procedimento a pesquisa bibliográfica, buscou-se os aspectos teóricos em livros, artigos científicos e material disponibilizado na Internet. Observou-se que as pesquisas realizadas pela GEM (1999-2014), Barros e Pereira (2008) e Almeida et al (2015) contribuíram de forma significativa para o estudo do empreendedorismo, pois constataram que o empreendedorismo é um fator de crescimento econômico. Percebeu-se comum no discurso de Hisrich e Peters (2004), Dolabela (2008), e Chiavenato (2012) a importância econômica das MPEs na geração de renda e emprego, tornando-se ainda mais relevante e notório quando se analisa os dados referentes à geração de renda e empregos no Brasil.


Palavras-chave


Empreendedorismo. Crescimento econômico. Pequenas Empresas

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Aluízio Antônio e PEREIRA, Claudia Maria Miranda de Araújo. Empreendedorismo e Crescimento Econômico: uma Análise Empírica. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, n. 4, p. 975-993, Out./Dez. 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asa ao espírito empreendedor. 4 ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2012.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5 ed. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.

FARIA, J. A.; AZEVEDO, T. C.; OLIVEIRA, M. S. A utilização da contabilidade como ferramenta de apoio á gestão nas micro e pequenas empresas do ramo de comércio de material de construção de Feira de Santana/BA. Revista da Micro e Pequena Empresa. Campo Limpo Paulista. v.6, n.2, p.89-106, 2012 (Mai-Ago.).

GEM. Empreendedorismo no Brasil. Disponível em http://www.gemconsortium.org/ Acesso em 22 de Junho de 2015.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor: Empreendedorismo no Brasil Relatório Executivo 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HISRICH, Roberto D. e PETERS, Michael P. Empreendedorismo. Tradução: Lene Belon Ribeiro. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ROSSETTI, J. P.. Introdução à economia. 20 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SEBRAE. Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2014. Disponível em http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Anuario-do%20trabalho-na%20micro-e pequena%20empresa-2014.pdfAcesso em 08 de Julho de 2015.

TIMMONS, Jeffry A, SPINELLI, Stephen e DORNELAS, José. Criação de novos negócios: empreendedorismo para o século 21. Tradução: Cláudia Mello. 8 ed. São Paulo: Elsevier, 2010.