BIBLIOTECAS INOVADORAS?

Regiane de Souza Martins

Resumo


As bibliotecas há tempos deixaram o status de depósitos de livros e tornaram-se ambientes de pesquisa e conhecimento. Apresentamos a Biblioteca Prof. Luiz Alberto Machado da Faculdade Campo Real que buscou a inovação dos seus processos e serviços e é hoje na sua instituição um diferencial competitivo. Enfatizamos neste artigo a Biblioteca da Faculdade Campo Real que através de atitudes inovativas e ousadas, focou suas ações nas necessidades de seus usuários e ainda desenvolve um trabalho além do seu ambiente acadêmico direcionado à comunidade externa. Esta biblioteca é objeto de discussão, pois é reconhecida na cidade de Guarapuava-PR no atendimento a pesquisadores locais e de outras cidades, alunos e professores da sua e de outras instituições de ensino superior e a comunidade em geral. A Biblioteca Prof. Luiz Alberto Machado é envolvida com projetos que enfatizam a leitura, desenvolve a cultura e beneficia a comunidade com arte, lazer e obras assistenciais. Usa a inovação para cumprir seu papel e ocupar um local de destaque e sucesso no ambiente de bibliotecas universitárias.

 


Texto completo:

PDF

Referências


AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

ARIAS O., José. La bibliotecologia en la sociedad informatizada del siglo XXI. Rev. Interam. de Bibliot., v.13, n.2, p. 16-22, jul./dic. 1990.

IATA, Cristiane Mitsuê. O que é Benchmarking? Portal BMK, Florianópolis, 2008. Disponível em: < http://www.portalbmk.org.br/publico/bench_ind.php>. Acesso em: 17 jun. 2008.

MANUAL Comut. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2008.

MUDAR OU MORRER: o desafio empresarial do novo século. Produção de Luiz A. Marins Filho. São Paulo: COMMIT, [l99-]. 1 fita de vídeo (37 min.) VHS, NTSC, som, color. (Série Video Business).

PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: Por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. São Paulo: Harbra, 1989.

PRIMA INFORMÁTICA. Biblioteca universitária: benefícios sobre o sophia biblioteca. Primasoft, São Paulo. Disponível em: < http://www.primasoft.com.br/>. Acesso em: 17 jul. 2008.

SHIMIZU, Heitor. O preço de sufocar a inovação. Portal Exame, São Paulo, 26 jul. 2007. Disponível em: http://portalexame.abril.com.br/static/aberto/estudoexame/inovacao_898/m0134352.html.>. Acesso em: 25 maio 2008.