OS EFEITOS DO MEDO DO CRIME NA ROTINA DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE BELÉM-PA

Rosália do Socorro Silva Corrêa

Resumo


O estudo apresenta parte do resultado referente à pesquisa que levantou dados sobre a criminalidade do entorno de uma escola na periferia de Belém-PA e identificou os efeitos que o sentimento de medo provocou na rotina da escola. O objetivo foi verificar as possíveis alterações pedagógicas causadas pelo medo do crime e os prejuízos para a comunidade escolar. O procedimento metodológico incluiu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de entrevistas semiestruturadas, realização de grupos focais e análise qualitativa dos dados, com o acréscimo das estatísticas criminais. O resultado indicou que o sentimento de medo alterou a rotina da escola e causou prejuízos para o processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Criminalidade. Medo do crime. Processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO, Observatório de violência, Ministério da Educação, 2005. Disponível em: . Acesso jun. 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

___________. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BEATO FILHO, Claudio Chaves. Crime e cidades. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

BRASIL. Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Presidência da República – casa civil – subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: . Acesso em 08 abr. 2015.

_________. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Artigos 5º e 12º. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 10 set. 2010.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de Muros: segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34 / Edusp, 2000.

CAVALCANTE, Lucidéa Santos; ALMEIDA, Silvia dos Santos de; ARAÚJO, Adrilayne dos Reis. O modus operandi do crime de roubo a transeuntes em Belém do Pará. Planejamento e Políticas Públicas, n. 47, jul./dez. 2016.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Zahar; Oxford, Inglaterra: University of Oxford, Centre for Brazilian Studies, 2006.

SILVEIRA, Andréa Maria. A prevenção dos homicídios: desafio para a segurança publica. In: BEATO, Claudio (org). Compreendendo e avaliando: projetos de segurança pública. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Fobópole: o medo generalizado e a militarização da questão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.