Modelos de Sustentabilidade de Empresas de Infraestrutura baseados no Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano

Ivan Maia Tomé

Resumo


O objetivo do presente trabalho é explicitar modelos de gestão de um conjunto de empresas no âmbito nacional que declaram investir em sustentabilidade. Esta pesquisa se baseia, teoricamente, na análise do conhecimento como um valor qualitativo, mas que pode ser quantificado por meio de objetos da metodologia MORPH - Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano. A quantidade de objetos extraídos, durante 2011, resultada do que é divulgado sobre sustentabilidade, são comparados com a quantidade de projetos sociais investidos, durante o mesmo ano, com cada variação do capital social de 2011 a 2012. São descritos modelos de gestão voltados para sustentabilidade do setor de Infraestutura participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) da BM&F BOVESPA: CCR, Invepar e Arteris. Os modelos são explicitados com a metodologia MORPH, por uma rede proposicional, dividida por conceitos, sendo possível extrair critérios e objetos. Os objetos foram posicionados em frames, organizados por eixos de temporalidade e controlabilidade e representados por quadrantes divididos por nove partes ordenados por nove pesos diferentes, sendo possível quantificar o modelo de gestão de cada empresa. Nesta pesquisa, a Invepar é a que divulga maior quantidade de objetos sobre sustentabilidade, 41, com 77 projetos voltados para a sustentabilidade, adotando o mesmo posicionamento com relação a seu capital social – 60% de variação de 2011 a 2012. Seguidamente, a Arteris fica em segundo lugar e a CCR em terceiro lugar ambos com, respectivamente, variação negativa de 10% e 36% de seu capital social, de 2011 a 2012, 19 e 4 projetos e 31 e 29 objetos. A pesquisa limitou-se ao que é divulgado nos sites da BM&F BOVESPA e das empresas do setor de Infraestrutura do Programa Em Boa Companhia (PEBC). Sugere-se um diagnóstico a partir das empresas do setor com entrevistas e outras formas para verificar o atendimento aos stakeholders dos projetos de sustentabilidade e do que é divulgado pelas empresas.

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