PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

Marisia Monte Silva Aguiar, Diego de Queiroz Machado, Ana Silvia Rocha Ipiranga, Lorena Bezerra de Souza Matos

Resumo


Este estudo científico tem por objetivo identificar as relações existentes entre os diversos mecanismos de aprendizagem e a incorporação de práticas de desenvolvimento sustentável em um APL. Para tanto, escolheu-se, como campo empírico a Associação dos Marceneiros de Fortaleza (AMFOR), participante do arranjo produtivo local de móveis. A coleta de dados foi feita mediante o uso da entrevista semi-estruturada e sua posterior realizada com o auxílio do software ATLAS.TI. Como resultado, foi possível observar a influência desses processos de aprendizagem para o aprendizado e incorporação de práticas de desenvolvimento sustentável na rotina organizacional. Sugere-se, como prerrogativa para estudos futuros, a análise do modelo de aprendizagem de práticas de desenvolvimento sustentável construído como forma de validar suas categorias de aprendizagem e características.


Palavras-chave


Processos de aprendizagem; desenvolvimento sustentável; arranjos produtivos locais; setor moveleiro; estudo de caso.

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