Internacionalização de empresas nascentes: análise do fenômeno born global

Djair Picchiai, Julio Cezar Zorzetti

Resumo


No Brasil, com o fenômeno da globalização, a maioria das empresas brasileiras internacionaliza-se por meio das atividades de exportação, com grande foco nos mercados regionais, em particular o Mercosul. As empresas não costumam ingressar nos negócios internacionais durante os seus primeiros anos de fundação, mas sim depois que o mercado interno já está saturado. Por outro lado, existe outro grupo de empresas que se internacionaliza logo após a sua fundação, ou mesmo após poucos anos de atividade, tanto pela exportação quanto pela abertura de escritórios comerciais em outros países, as chamadas born globais. O objetivo desse artigo foi analisar o perfil dos empreendedores essas empresas que não seguem as mesmas características das tradicionais, pois, possuem fatores específicos que possibilitam a rápida inserção das atividades no exterior. Para a pesquisa foi utilizada uma amostra por conveniência composta por seis empresas que responderam a um questionário além de uma coleta de informações sobre as empresas selecionadas por meio do site da empresa, e da aplicação de um questionário semi-estruturado aos sócios ou diretores das empresas. Os resultados apontaram a importância da experiência prévia do empreendedor em empresas multinacionais, a sua influência como homem investidor com conhecimento técnico ou científico e a sua orientação internacional como fator importante nas empresas born globals.


Palavras-chave


born global; internacionalização; micro e pequena empresa

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