EDIFICAÇÕES PARA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS ACUSTICAMENTE CONFORTÁVEIS NO MEIO URBANO

Maria Luise Kugler Tonin

Resumo


O aumento do ruído nos centros urbanos tem causado desconforto e afetado a qualidade de vida das pessoas. Por este motivo, este estudo trata do sombreamento sonoro provocado por edificações e a consequente atenuação acústica no espaço urbano. Foram realizadas medições em um condomínio residencial onde as edificações estão ao redor, formando, ao centro, na área de lazer, um espaço acusticamente confortável. As medições foram realizadas com sonômetro, em três dias, em horários da manhã e da tarde, conforme instruções de medições acústicas no exterior de edificações dadas pela ABNT NBR 10151:2000. Por meio do cálculo do nível sonoro equivalente obtiveram-se os dados de cada ponto e, desta forma, pôde-se confirmar o sombreamento acústico propiciado pelas edificações. Apesar de os níveis no entorno do condomínio estar acima dos especificados pela legislação, esse sombreamento faz com que os níveis no interior estejam dentro dos limites.


Palavras-chave


Acústica urbana; Acústica; Sombreamento sonoro.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-10151: Acústica - Avaliação do ruído em área habitada, visando o conforto da comunidade. Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.

BISTAFA, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle do ruído. São Paulo: Blucher, 2011.

CALIXTO, Alfredo. O ruído gerado pelo tráfego de veículos em “rodovias-grandes avenidas” situadas dentro do perímetro urbano de Curitiba, analisado sob parâmetros acústicos objetivos e seu impacto ambiental. Dissertação (mestrado em Engenharia Mecânica). 122 f. Universidade Federal do Paraná, 2002.

COSTA, Cleber Alves da; et al. Barreiras acústicas como medida de mitigação dos ruídos gerados pelo tráfego rodoviário: Setor Noroeste – DF. Brasília: 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2013.

GERGES, Samir Nagi Yousri. Ruído: fundamentos e controle. Florianópolis: NR, 2000.

GIUNTA, Mariene Benutti. Análise de modelagem de previsão acústica e mapeamento sonoro para a cidade de São Carlos-SP. Dissertação (mestrado em Engenharia Urbana). 155f. Universidade Federal de São Carlos, 2013.

LISOT, Aline. Ressoadores de Helmholtz em barreiras acústicas do desempenho na atenuação do ruído de tráfego. Dissertação (mestrado em Engenharia Urbana). 161f. Universidade Estadual de Maringá, 2008.

MARQUES, Caroline Salgueiro da Purificação. Acústica urbana de Umuarama: avaliação e metodologia para procedimentos de reurbanização. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana). 242f. Universidade Estadual de Maringá, 2010.

OLIVEIRA, Laurence Damasceno de, et al. Avaliação do ruído ambiental: monitoramento e caracterização do ruído de tráfego na avenida colombo em Maringá-PR. VII Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar – Anais Eletrônico. CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2011.

Maringá. Lei Complementar n.º 218/1997: Controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora. Disponível em: . Acesso em: 05/09/2014.

Maringá. Lei Complementar 888/2011: Lei de uso e ocupação do solo. Disponível em: . Acesso em: 05/09/2014.

SAPATA, Ana Maria Alves. Monitoramento, modelagem e simulação dos impactos e efeitos do ruído de tráfego em trecho de cânion urbano da Avenida Horácio Racanello da cidade de Maringá – PR. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana). 120f. Universidade Estadual de Maringá, 2010.