USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO: QUESTÃO DE PLANEJAMENTO

Fabiana Araujo Sousa, Inara Erice de Souza Alves Raulino Lopes, Rodolfo Araujo de Moraes Filho, José de Lima Albuquerque

Resumo


O constante avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito educacional impulsionam os professores a utilizá-las como recurso didático. Neste contexto, percebe-se que o planejamento é ferramenta estratégica para a efetividade da aprendizagem significativa por meio do uso dessas tecnologias. Portanto, a gestão em sala de aula ainda é um desafio para os professores, pois precisam perceber que o planejamento é instrumento necessário na prática pedagógica. Diante disto, este estudo teve como objetivo investigar nos planejamentos e nas práticas pedagógicas dos professores a utilização das TIC como recurso didático no curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de uma Instituição de Ensino Superior em Teresina-PI. Como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa e para coleta de dados às técnicas: entrevista semiestruturada, questionário misto e análise de documentos. Por meio deste estudo, percebeu-se que o planejamento de ensino é o que norteia a gestão em sala de aula, indispensável, na prática docente, e que a TIC como recurso didático, sendo estruturada nos planos de ensino pode contribuir no desenvolvimento das aulas e estimular os alunos a buscarem e adquirirem novos conhecimentos.


Palavras-chave


Planejamento educacional

Texto completo:

PDF