GERENCIAMENTO DE RESERVA DE RECURSOS

Douglas Peixoto de Azevedo, André Pereira Paiva, Cassiana Fagundes da Silva

Resumo


O gerenciamento dos recursos de uma organização é essencial para se ter um bom desempenho das atividades e para que as metas e objetivos traçados sejam alcançados. A maneira como uma organização lida com seus recursos pode impulsionar ou delimitar sua posição no mercado. Devido a estes fatos é que se deu a escolha de projetar um sistema que permita a uma instituição de ensino que necessita de uma ferramenta para automatizar o processo de gerenciamento de seus recursos. As informações necessárias para o desenvolvimento do projeto foram levantadas a partir de entrevistas com o cliente e visitas ao seu processo. O sistema foi modelado por meio da linguagem  de Modelagem - UML e o cronograma de desenvolvimento é baseado no processo de desenvolvimento Rational Unified Process - RUP. O resultado do estudo foi um projeto de um sistema que pode contribuir para que o cliente possa ter um controle automatizado de seus recursos permitindo-lhe extrair o máximo de desempenho que estes possam oferecer.

Palavras-chave


RUP, UML, Gerenciamento de Recursos

Texto completo:

PDF

Referências


BARNEY, J. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 1991. Disponível em Acesso em: 29/092013

BRUNO, Odemir M., ESTROZI, Leandro F., NETO, Batista S. E. J. .Programando para a Internet com PHP. 1.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. p. 1;8.

DOYLE, M. Beginning PHP 5.3 .Indiana: Wiley Publishing, Inc, 2009.

PAVÃO, Y. M. P.; SEHNEM, S.; HOFFMAN, V. E. Análise dos recursos organizacionais que sustentam a vantagem competitiva Revista de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, 9 mai. 2010 Disponível em Acesso em: 27/09/2013

POZO, H. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística. 6ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 190-191.

PRESSMAN, R. S.Engenharia de Software 6.ed. McGraw Hill, 2006. p. 79;137

SCOTT, K.O Processo Unificado Explicado 1.ed. Bookman, 2003.

SUNDERARAMAN, P. Pratical Extjs 4.1.ed. Califórnia: Apress, 2013.