Curso superior de contabilidade: fatores sócio econômicos em sua escolha

José Luiz dos Santos, Veronica Eberle de Almeida, Claudineia Kudlawicz

Resumo


O foco deste estudo é a identificação dos fatores sociais e econômicos que influenciam a escolha do curso de Contabilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) pública e privadas. A pesquisa direta foi realizada no primeiro semestre de 2011, por meio da aplicação de questionário junto aos alunos ingressantes de cinco IES, uma pública e quatro particulares na cidade de Curitiba. Este estudo caracteriza-se como descritivo e quantitativo, tendo em vista que se utilizaram técnicas estatísticas para análise dos dados. Por meio da Análise Fatorial, foi possível identificar as dimensões latentes mais importantes que influenciam a escolha pelo curso de Contabilidade nos dois tipos de instituição. Através dessas dimensões é possível identificar as diferenças entre o perfil dos estudantes ingressantes da IES pública e das IES privadas no curso superior de Contabilidade, diferenças estas associadas à estratificação da renda. Os resultados mostram as principais diferenças sociais e econômicas entre os ingressantes do curso de Contabilidade, dentre elas o fator trabalho como maior influência nos alunos das IES particulares e a escolaridade dos pais na IES pública.

Palavras-chave


Ensino Superior; Ensino de Contabilidade; Perfil socioeconômico

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