RESTRIÇÃO DE TRANSPORTE DE CARGAS EM ÁREAS URBANAS

William Cestari, CARLOS HUMBERTO MARTINS

Resumo


As cargas nas áreas urbanas são questões discutidas historicamente. A cada ano que passa o transporte de bens e serviços em áreas urbanas cresce de forma acelerada. Uma forma de pensar o transporte de carga de forma sistêmica é integrá-lo ao sistema de gestão de transporte urbano. O objetivo da presente pesquisa é o de avaliar o impacto causado pelas restrições no trafego de caminhões acima de 23 toneladas no fluxo de uma das avenidas mais movimentadas na cidade de Maringá-PR, conhecida como avenida Morangueira. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada combinando perguntas abertas e fechadas junto aos comerciantes afim de entender o fenômeno a ser estudado. Para revisão bibliográfica foi utilizado artigos científicos, livros e revistas que tratam sobre o assunto transporte de cargas em áreas urbanas. A participação do poder público e privado trará melhorias consideráveis para todos os que necessitam da via e a educação no transito ainda é fator primordial para conscientização dos motoristas de todos os tipos de veículos.

Palavras-chave


TRANSPORTE, CARGAS, RESTRIÇÃO

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito. Resoluções nº 12/98, 184/05 e nº 62/98, regulamentou os artigos 99 e 100 do Código de Trânsito Brasileiro, nos quais constam os limites para dimensões, peso bruto total e peso por eixo, que devem ser observados para todos os veículos de carga que circulam nas vias terrestres.

Disponível em: < http://www1.dnit.gov.br/Pesagem/qfv%20pdf.pdfoc>. Acesso em: 02/09/2014, 16:19

CAIXETA-FILHO, José Vicente. Gestão logística do transporte de cargas. 1. ed.– São Paulo: Atlas, 2007 – capítulos: 1,2,7,8

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE – CNT. Disponível em: acesso em 02/09/2014, 16:37

MARINGÁ. SETRANS – SECRETARIA DE TRANSITO E SEGURANÇA. Disponível em:

< http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=782be98feast78> acesso em: 02/09/2014, 16:11