Acessibilidade: avaliação das condições oferecidas pela Universidade Estadual de Maringá

William Cestari, Carlos Humberto Martins, Rodrigo Lanzoni Fracarolli, Dante Alves Medeiros Filho

Resumo


A acessibilidade é tema frequente na sociedade brasileira do início do século XXI. As condições da estrutura oferecida em órgãos e instituições públicas e privadas, por outro lado, ainda não suprem a demanda por ambientes acessíveis a qualquer pessoa, com ou sem restrições de mobilidade. A presente pesquisa procura avaliar como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem trabalhado com o tema, evidenciando a estrutura física em uma comparação com a norma técnica NBR 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o Caderno 1 do Ministério das Cidades, relativo ao atendimento adequado às pessoas com deficiência e restrições de mobilidade, com as noções adquiridas no programa de mestrado em engenharia urbana da UEM e com a experiência de uma convidada usuária de cadeira de rodas que se dispôs a auxiliar a pesquisa e a apontar possibilidades de melhoria de acordo com sua vivência. A pesquisa in loco aconteceu com a utilização de uma câmera fotográfica digital para registro das ocorrências encontradas em um percurso preestabelecido dentro da universidade. 


Palavras-chave


Acessibilidade. Normas Técnicas. Universidade Estadual de Maringá.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Ministério das Cidades. Caderno 1 atendimento adequado às pessoas com deficiência e restrições de mobilidade. 2004.

NUNES, L. A., et al., Acessibilidade e inclusão: Praça Napoleão Moreira da Silva. I Seminário de Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá – SEUEM, Maringá. 2007a.

NUNES, L. A., et al., Acessibilidade e inclusão Social no Campus da Universidade Estadual de Maringá/PR. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE, Curitiba. 2007b.