Finanças comportamentais: um estudo das publicações no Enanpad no período de 2003 a 2013

Miriam Lipinski de Souza

Resumo


Finanças comportamentais é um campo recente na área de finanças que busca explicar o comportamento humano perante a tomada de decisões, levando em conta os vieses e processos heurísticos que influenciam suas decisões conforme as analises realizadas e o contexto em que está inserido. O presente artigo tem como objetivo analisar as publicações referentes a finanças comportamentais no período de 2003 a 2013 no Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração – Enanpad, um dos eventos anuais mais significativos da área de administração do país. A pesquisa realizada é caracterizada como descritiva e o método bibliométrico foi utilizado para análise dos dados. No total foram encontrados 28 artigos referente ao tema estudado. Foi verificado que maioria dos autores são do gênero masculino e os artigos têm predominantemente 2 ou 3 autores. Os autores mais referenciados foram Kahneman, Thaler, Tversky, Fama e Simon. Entre os temas abordados nos trabalhos, os mais estudados foram os processos heurísticos: excesso de confiança, pessimismo ou otimismo exagerados, efeito disposição e aversão a perda. Quanto à natureza dos dados, 82% dos artigos analisados são de natureza quantitativa.


Palavras-chave


Finanças comportamentais, estudo bibliométrico, Enanpad

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, W. H. L. Finanças comportamentais: uma análise das exigências de prêmio pelos alunos de economia da UFPB. Universidade Federal da Paraíba. Dissertação Mestrado, 2009.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BASTOS, S. Q. de A.; GONZALEZ, R. M. Comportamento dos investidores na crise: Uma análise para o Brasil no período de 2005 a 2007. Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Enanpad, Rio de Janeiro, setembro 2010.

FILHO, P. T. D.; CAVAZOTTE, F. S. C. N.; BOAS, O. T. V. A Influência das Emoções sobre o Efeito Dotação (Endowment Effect). Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Enanpad, Rio de Janeiro, setembro 2008.

KAHNEMAN, D., TVERSKY, A. Prospect Theory: an Analysis of Decision under Risk. Econometrica, v. 47, p. 263-291, 1979.

LIMA, M. V. Um estudo sobre finanças comportamentais. RAE-eletrônica, Volume 2, Número 1, jan-jun/2003.

LUCCHESI, E. P.; SECURATO, J. R.; YOSHINAGA, C. E.; CASTRO JUNIOR. F. H. F. Proposta de um Índice para Medir o Efeito Disposição: Uma Aplicação com Gestores de Fundos de Investimento em Ações no Brasil. Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Enanpad, Rio de Janeiro, setembro 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. Ed. 2 reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

MARINHO, R. P.; LAGIOIA, U. C. T.;MACIEL, C. V.; VASCONCELOS, A. L. F. S.; RODRIGUES, R. N. MIRANDA, L. C. Finanças comportamentais: um estudo comparativo utilizando a teoria dos prospectos com os alunos de graduação do curso de ciências contábeis. Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Enanpad, Rio de Janeiro, setembro 2009.

HALFELD, M; TORRES, F. F. L. Finanças Comportamentais: aplicações no contexto brasileiro. Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 2, p. 64-71, 2001.

OLIVEIRA, J. C. Estudo bibliométrico das publicações de custos em enfermagem no período de 1966 a 2000. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

PASSOS, J. C.; PEREIRA, V. S.; MARTINS, V. F. Contextualizando a pesquisa em finanças comportamentais: uma análise das principais publicações nacionais e internacionais que abrange o período de 1997 a 2010. RAGC, v.1, n.1, p.38-60/2012.

ROGERS, P. et. al. Finanças Comportamentais no Brasil: Um Estudo Comparativo. In 7º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria. São Paulo. Anais. 2007.

SOUZA, F. C. de; MURCIA, F. D.; BORBA, J. A. Doutorados em Finanças no Brasil e nos Estados Unidos: Percepções do Corpo Docente Relativas à Ensino e Pesquisa na Área. Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Enanpad, Rio de Janeiro, setembro 2009.

TIZZIANI, E.; KLOTZLE, M. C.; NESS JUNIOR, W. L.; MOTTA. L. F. J. O Efeito Disposição na Indústria Brasileira de Fundos de Investimento em Ações. Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Enanpad, Rio de Janeiro, setembro 2009.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

VIEIRA, T. R. C.; PEREIRA A. N. Finanças comportamentais no Brasil: um estudo bibliométrico (2001-2007). Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 45-59, outubro-dezembro 2009.