A Educação profissionalizante como facilitadora da ressocialização de mulheres privadas de liberdade: um estudo de caso na Penitenciária Feminina do Paraná

Anne Elling, Adriana Aparecida Lima Oliveira

Resumo


Pensar a condição feminina a partir da educação profissionalizante tendo-a como facilitadora da ressocialização de mulheres privadas de liberdade: um estudo de caso na penitenciária feminina do Paraná corresponde a um desafio à prática da pesquisa acadêmica, e visa responder de que forma a educação profissionalizante na Penitenciária Feminina do Paraná qualifica as mulheres privadas de liberdade e, se oferece oportunidade de reinserção social. Objetivou-se verificar se ocorre a contribuição da educação profissionalizante à reinserção social de mulheres privadas de liberdade. Tendo como objetivos específicos pesquisar o início do sistema carcerário feminino no Brasil e mais especificamente no Estado do Paraná, compreender a organização do processo inicial do sistema educacional em regime de reclusão do Estado do Paraná e investigar se a educação profissionalizante pode auxiliar na ressocialização de mulheres apenadas pós-reclusão. Para está pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa, sendo que os métodos empregados foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, e os instrumentos a entrevista e o questionário. A Educação cumprindo seu papel transformador pode desta forma auxiliar na reinserção destes indivíduos, dando a estes a expectativa de um recomeço, ou proporcionando ferramentas necessárias para a sua reinserção social. 


Palavras-chave


Educação Profissionalizante. Cidadania. Qualificação.

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