Sucessão familiar: um enfoque na terceira geração de uma indústria metalúrgica do sul de Santa Catarina

Julio Cesar Zilli, Maria Eduarda Ambosi Spillere, Dimas de Oliveira Estevam, Ricardo Pieri

Resumo


A sucessão familiar é um processo contínuo essencial à vida da empresa e se refere ao momento em que o gestor transfere o comando da organização ao seu sucessor. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar os desafios que a terceira geração de uma indústria metalúrgica do Sul de Santa Catarina enfrenta em seu processo de sucessão familiar. A pesquisa classificou-se como descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. Foram entrevistados 11 membros, sendo um representante da segunda geração e 10 da terceira geração, todos integrantes do quadro de colaboradores. A empresa ainda não está planejando a sua sucessão familiar para os próximos anos. Entre as dificuldades e desafios destacam-se os conflitos de ego, a disputa pelo poder, a resistência dos sucedidos em passar o poder, o ciúme dos sucessores na escolha do próximo gestor e divergência de ideias.


Palavras-chave


Empresa familiar; Processo sucessório; Terceira geração

Texto completo:

PDF

Referências


ADACHI, Pedro Podboi. Família S.A.: Gestão de empresa familiar e solução de conflitos. São Paulo: Atlas, 2006.

APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneir Thomson Learning, 2006.

BERNHOEFT, Renato. Empresa familiar: sucessão profissionalizada ou sobrevivência comprometida. São Paulo: IBECON, 1987.

______. GALLO, M.A. Governança na empresa familiar: gestão, poder e sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BERTOLUCCI, J.L.O. et al. Mecanismos de governança e processos de sucessão: um estudo sobre a influência dos elementos de governança corporativa na orientação do processo sucessório em uma empresa familiar. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, vol.11, Núm.31, abril-junho, 2009, PP.152-167.

BEZERRA, Beethoven de Oliveira. A profissionalização da empresa familiar. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, 2000.

BORNHOLDT, Werner. Gorvernança na empresa familiar: implementação e prática. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CANÇADO, V. et al. Ciclo de vida, sucessão e processo de governança em uma empresa familiar: um estudo de caso no grupo Seculus. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 19, n. 2, p. 485-516, 2013.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

DIAS, Cláudia. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Nov. 1999. 16p.

DONNELLEY, Robert G. A empresa familiar tem suas vantagens e desvantagens, o importante é identificá-las e compreendê-las. v.2. Boston: Biblioteca Harvard de Administração de empresas, 1976.

ESTOL, Kátia Maria Felipe; FERREIRA, Maria Cristina. O processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira. Revista de administração contemporânea, vol.10 no.4 Curitiba Out./Dez. 2006. Disponivel em: Acesso em: 05 nov 2013.

FREIRE, P. S. et al. Processo de sucessão em empresa familiar: gestão do conhecimento contornando resistências às mudanças organizacionais. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 7, n. 3, art. 11, p. 713-736, 2010.

FREITAS, Ernani Cesar de; BARTH, M. De pai para filho: a complexidade e os desafios da gestão das empresas familiares. Revista de Administração da UFSM, v. 5, n. 3, p. 549-568, 2012.

GRZESZCZESZYN, G. Empresas familiares do setor moveleiro e desenvolvimento local em Guarapuava - PR. 2007. 222f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina, Maringá, 2007.

JESUS, Marcos Junior Ferreira de; MACHADO, Hilka Vier; JESUS, Anderson Ferreira de. Sucessão familiar: um estudo de caso no setor de Turismo. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, v. 11, nº 2, p. 142 – 156, maio/ago. 2009. Disponível em:

Acesso em: 27 ago 2013.

LEONE, Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra. Sucessão na empresa familiar: preparando as mudanças para garantir sobrevivência no mercado globalizado. São Paulo: Altas, 2005.

LODI, João Bosco. O fortalecimento da empresa familiar. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

LONGARESI, Tânia. Como será o amanhã. Revista de negócios dos atacadistas distribuidores. nº 163, agosto 2006.

MACCARI, Emerson Antonio et al. Empresa familiar e as dificuldades enfrentadas pelos membros da 3ª geração. 30º ENANPAD, 23 a 27 de set., Salvador-BA, 2006.

MOREIRA JÚNIOR, Armando Lourenzo; BORTOLI NETO, Adelino. Dificuldades para a realização da sucessão: um estudo em empresas familiares de pequeno porte. Caderno de pesquisa de Administração. São Paulo, v. 08, n. 4, p. 3. Outubro/Dezembro 2001.

______. Empresa familiar: um sonho realizado. São Paulo: Saraiva 2007.

MULLER, A.N. CARLIN, E. L.B. As exigências do mercado e a gestão de empresas familiares. Curitiba-PR: FAE, n.3, set. 2002- P. 32-34.

NISHITSUJI, Denny Amari. O processo da sucessão em organizações familiares na microrregião de Cornélio Procópio. Dissertação (Mestrado). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009.

OLIVEIRA, L. G. M.; SILVA, G. A. V. Sucessão em uma empresa familiar: valores, racionalidades e dilemas.Revista de Administração FACES Journal, v. 11, n. 2, p. 28-42, 2012.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Empresa familiar. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SILVA JUNIOR, Annor da; MUNIZ, Reynaldo Maia. Sucessão, poder e confiança: um estudo de caso em uma empresa familiar capixaba. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 41, n. 1, p.107-117, mar. 2006. Trimestral.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WARD, John L. A sabedoria não convencional da empresa familiar. São Paulo, HSM Management nº. 56, maio/junho 2006.

ZILBER, S. N. et al. Sucessão em empresas familiares e seus impactos na estratégia empresarial: estudos de caso em empresas do setor de fabricantes de produtos médicos. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 9, n. 3, p. 88-111, 2010.