Educação inclusiva: uma questão de responsabilidade social

Cintia Mara Bastiani Rocha

Resumo


A pouca preocupação com o respeito às diferenças e individualidades do ser humano leva à reflexão quanto à necessidade de se pensar em formas de inclusão daqueles que por motivos diversos não se enquadram nos padrões estabelecidos pela sociedade e que por consequência de suas limitações não podem continuar sendo segregados e merecem ter uma perspectiva de futuro e melhores condições de vida. Favorecer o desenvolvimento de um perfil humano condizente com os padrões do paradigma imergente consiste em construir os alicerces para uma educação inteligente e inovadora. Respeitar o indivíduo como “ser humano” significa contribuir para a construção de um mundo mais humano e para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. O objetivo principal deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a responsabilidade social e procurar compreender as implicações e desafios da inclusão e a importância da garantia de igualdade de aceso à educação aos que por sua condição sofrem com a discriminação. O artigo baseia-se em uma revisão teórica desenvolvida numa perspectiva psicossocial utilizando um enfoque teórico e interpretativo, argumentando que a estrutura educacional tende a determinar o modo como os indivíduos devem ser percebidos e respeitados em suas potencialidades.


Palavras-chave


Responsabilidade Social; Educação Especial; Inclusão Social

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