Professores-tutores: as práticas exercidas pelo professor em sala de aula

Ana Lucia Berno Bonassina, Paulo Henrique Cayres

Resumo


Esta pesquisa, denominada Professores-tutores: as práticas exercidas pelo professor em sala de aula, teve como objetivo investigar quais as atividades desenvolvidas pelo professor de ensino fundamental, médio ou superior num ambiente educacional presencial. Para tanto, buscou-se analisar a prática de docentes que desempenham a profissão na sala de aula presencial e, concomitantemente, como tutores on-line. Diante desse cenário, procurou-se identificar quais os conhecimentos que esse profissional possui e as inovações que agrega às suas aulas convencionais, bem como a sua postura em sala de aula convencional. Para a efetivação do estudo, foi utilizada a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento o questionário. Neste estudo buscou-se entender como os profissionais vêm se apropriando das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação).


Palavras-chave


Tutores. Práticas pedagógicas. Ambiente presencial de aprendizagem. Ambiente Online.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, D.M.V. Formação continuada para docentes do ensino superior: o virtual como espaço educativo. Disponível em . Acesso em 02/02/2014.

BARROS, N. Projecto Design Multimédia III. Disponível em . Acesso em 02/02/2014.

CASTRO, G.U.D. de. A escola do século XXI. REI-Revista de Educação do Ideal, Alto Uruguai, v.4. n.9, p.2-18, jul/dez. 2009.

CASTILHO, R. Ensino a distância – Interatividade e Método. São Paulo: Atlas, 2011.

CUNHA, C. do; WERTHEIN, J. Fundamentos da nova educação. Brasília: Unesco, 2005. Disponível em Acesso em 02/02/2014.

CUNHA, M.J.S. Formação de professores: um desafio para o século XXI. Braga: Universidade do Minho, 2009.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em . Acesso em 02/02/14.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage learning, 2012.

MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e a mediação pedagógica. 8.ed. Campinas: Papirus, 2004.

PALFREY, P.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PAPADOPOULOS, G. Aprender para o século XXI. In: DELORS, J. (Org.) Educação para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ROSINI, A. M. As novas tecnologias da informação e a Educação a Distância. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVA, R.S. Gestão de EAD: Educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec, 2013.

SILVA, E.L. da; CUNHA, M.V. da. A formação profissional do século XXI: desafios e dilemas. Brasília, v.31, n.3, p.77-82, set/dez. 2002.

TAJRA, S.F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8.ed. São Paulo: Érica, 2011.

WILSON, C. GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG; C. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.