Um estudo sobre a compreensão dos discentes em ciências contábeis quanto aos métodos de custeios na Universidade Federal do Rio Grande do Norte por meio da teoria de resposta ao item

Gilberto Magalhães Silva Filho, Nyalle Barboza Matos, Mayara Bezerra Barbosa, Andréa Marques Freire, Maria Audenôra Rufino

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi avaliar a compreensão dos discentes em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca dos métodos de custeio e identificar quais assuntos estes apresentaram maiores dificuldades. A justificativa para a realização este trabalho, respalda-se na importância de verificar quais os conteúdos estão sendo melhores assimilados pelos discentes. A amostra compreendeu 133 alunos da UFRN, que responderam a um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha, validadas por especialistas. A técnica de mensuração da compreensão utilizada foi a Teoria de Resposta ao Item (TRI) modelo de 1 parâmetro (Rasch), a TRI mensura a probabilidade de um individuo responder corretamente uma determinada questão, considerando a dificuldade da questão e o nível de traço latente do indivíduo (compreensão), ao passo que quanto maior a habilidade de um indivíduo maior será a probabilidade de acerto, no Brasil a TRI tem sido utilizada na avaliação das provas do ENEM. Os achados da pesquisa evidenciaram que as questões com índices de maiores dificuldades estão relacionadas aos assuntos de alocação dos custos fixos pelo custeio direto e do custeio ABC, sendo estes os que exigiram maior habilidade dos discentes. Em contrapartida as questões que tratavam do método de custeio direto e suas características apresentou menor escore de dificuldade. Em relação ao nível de compreensão dos respondentes representado pelo (ⱷ), em uma escala de -4 a +4 apenas 4 alunos apresentaram melhor compreensão da teoria avaliada, apresentando escores 2,46, 73% dos respondentes apresentaram nível de compreensão entre 0,26 e 1,12. Os resultados encontrados evidenciam que o conhecimento acerca dos métodos de custeio não encontra-se adequado, com baixa habilidade (compreensão) em diversos itens pela maioria dos respondentes, o que pode ser um reflexo dos resultados de avaliações como ENADE e Exame de suficiência.


Palavras-chave


Métodos de custeio. Ensino de contabilidade. Teoria de Resposta ao Item.

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