Meios tecnológicos para interagir no aprendizado de temas da educação ambiental

Karyne Aparecida Mioduski Rodrigues, Antonio Carlos de Francisco

Resumo


O artigo em questão apresenta discussões acerca dos resultados finais de pesquisa em que trata dos meios tecnológicos em especial o “blog” como uma ferramenta didática para que professores e alunos possam interagir com os temas da Educação Ambiental. Neste trabalho foi verificado o quanto professores e alunos utilizam dos meios tecnológicos em suas atividades de sala de aula, e quais são suas opiniões e perspectivas em relação ao aprendizado dos temas de Educação Ambiental apresentados em sala de aula através das tecnologias. Para desenvolver um produto final deste estudo foi necessário trabalhar através de uma parceria com o NRE_Ponta Grossa e a SEED_PR, onde foram realizadas oficinas de capacitação aos professores participantes desta pesquisa, onde tiveram oportunidades de obter informações e trocar ideias sobre os meios tecnológicos aplicados em sala de aula e sobre os temas da Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar.


Palavras-chave


Meios Tecnológicos. Blog. Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


CRUZ, José Marcos de Oliveira. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação Sociedade, Campinas, v.29, nº105, Dec. 2008. Available from . acesso 08 May 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000400005.

CORRÊA, Sandro Alves; ECHEVERRIA, Agustina Rosa; OLIVEIRA, Sandra de Fátima. A Inserção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nas escolas da rede pública do Estado de Goiás – Brasil: A Abordagem dos temas transversais - com ênfase no tema Meio Ambiente. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental, Brasil, v. 17, s/n, p.1-10, 01 jul. 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURTADO, Renata Largura de Lima; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Análise de websites educacionais e suas contribuições na formação dos professores que atuam em contexto de hospitalização escolarizada. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010 Disponível em: . Acesso em: 11 julho 2013.

LEFF. Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 8. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PIECKOCH, Roseli Maria; HAGEMEYER, Campos Cely Regina de. Formação continuada de professores com ênfase em Educação Ambiental e a prática pedagógica na escola. Caderno pedagógico. Ano 1, n° 1 fev. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1077-2.pdf. Acesso em 03/06/2011. Acesso em: 11 julho 2013.