Mapeamento do fluxo de valor e a análise do valor agregado: um estudo de caso no setor de embalagens de papel no Brasil

Gleison Hidalgo Martins, Marcelo Gechele Cleto

Resumo


O estudo abordou a aplicação dos métodos de Mapeamento do Fluxo de Valor e Análise de Valor Agregado em uma linha de produção da família Pinch Bottom Dobra Simples (PBDS) de uma empresa industrial de embalagens de sacos multifolhados localizada no Brasil. A partir da aplicação conjunta dos métodos citados foi obtido um melhor diagnóstico da situação, verificou-se o surgimento de oportunidades de eliminação de desperdícios, de melhoria nas operações e uma melhor monitoração dos custos envolvidos, trazendo potenciais ganhos de produtividade e qualidade à empresa. Como contribuição deste trabalho pode-se destacar a apresentação e a discussão da complementaridade de uma ferramenta do Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) com uma Metodologia de Gestão de Projetos.


Palavras-chave


Mapeamento do Fluxo de Valor. Análise do Valor Agregado. Sacos Industriais. Indústria de Embalagens. Custos de Produção.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRE. Associação Brasileira de Embalagens. Disponível em < http://www.abre.org.br> Acesso em: 01 de Maio de 2012.

CANAN C. Agregando valor ao produto. Disponível em< http://cabanhacanan.com.br/area_publica/controles/ScriptPublico.php?cmd=verNoticia&codigo=68> Acesso em: 20 de Agosto de 2011.

HIDALGO, G. M. et al. Relatório de gestão Adattare. TCC (Graduação em Administração de Empresas) p.71; 144. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática. Curitiba, 2007.

JUDICE, J. C. G. Método sistemático para o desenvolvimento da embalagens saco de papel multifolhados para produto em pó ou granulado. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos) p. 2,3. Escola de Engenharia de Mauá São Caetano do Sul, 2006.

KLABIN. Produtos: sacos industriais. Disponível em < http://www.klabin.com.br/pt-br/produtos/linha.aspx?idLinha=7> acesso em: 01 de maio de 2011.

NAENI M; SALEHIPOUR A. Evaluating fuzzy earned value indices and estimates by applying alpha cuts. Expert Systems with Applications 38 (2011) 8193–8198 p. 8193-8194, 2010.

NOORI, S. et al. Designing a control mechanism for production planning problems by means of earned value analysis. Journal of applied science 8(18): 3221-3227 2008.

OLIVEIRA, R. C. F. Gerenciamento de projetos e a aplicação da Análise de valor agregado em grandes projetos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica) p.48; 59. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

ROTHER, M; SHOOK, J. Aprendendo a Enxergar: Mapeando o Fluxo de Valor para Agregar Valor e Eliminar o Desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003.

TUBINO, D. F. Sistemas de produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, 1999, p. 111-112.

VARGAS R. V. Análise do valor agregado em projetos. Revolucionando o gerenciamento de prazos e custos. 5. ed. Rio de Janeiro: Basport, 20011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010 p 20-25.