Incentivo à melhoria de prátivas pedagógicas com a utilização do Método PBL

Jusirmar Alves da Cruz, Leandro Wiemes

Resumo


A ocorrência de problemas é uma constante em qualquer tipo de organização e área de atuação. O ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas, bem como as características de uma sociedade globalizada, exige que a resolução de problemas a uma velocidade cada vez mais rápida e assertiva. Nesse contexto, a atividade acadêmica é fortemente impactada de modo a proporcionar ao aluno características e vivências diferenciadas, cada vez mais próximas da realidade e que, em alguns casos, extrapolam o limite da instituição. O presente trabalho apresenta uma proposta de aplicação da metodologia ativa de aprendizagem, fundamentado em estudos já realizados por outros pesquisadores. De posse dessas informações é estabelecida a metodologia de trabalho e em seguida inserindo o aluno no processo de aprendizagem. A revisão bibliográfica consta como elemento de base para que o aluno compreenda os elementos estabelecidos em literatura e posteriormente identifique a aplicação prática do conceito estudado, em uma organização de sua escolha. Ao final, do trabalho o aluno comenta as situações existentes e propõe eventuais melhorias em função dos itens identificados durante o trabalho. Desse modo se caracteriza a inovação apresentada pela respectiva proposta, atribuindo um caráter teórico-prático a atividade desenvolvida na Instituição de Ensino Superior.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); Metodologia PBL. Melhoria de Práticas Pedagógicas; Ambiente de Aprendizagem Autodirigido

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Adriana Maria Procópio de; RODRIGUES, Edna de Almeida. O ensino da contabilidade: Aplicação do método PBL nas disciplinas de contabilidade de uma Instituição de Ensino Superior Particular. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 6., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo, 2006. CD-ROM.

AZEVEDO, M.N.; Novos papéis para alunos, professores e gestores: O futuro do ensino superior está nas metodologias alternativas, 2006. Publicado em 22/08/2006 http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12043 (acessado em 12/09/2014).

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 780-788, maio/jun. 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2006.

ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Inovando no ensino de administração: uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – EnEPQ, 1., 2007, Recife. Anais... Recife, 2007. p. 10

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

GOULART, I. B.; PAPA FILHO, S. Gestão de instituições de ensino superior: teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2009.

HADGRAFT, Roger; HOLECEK, David. Viewpoint: towards total quality using problem based learning. International Journal of Engineering Education, Britain, v. 11, n. 1, p. 8-13, 1995.

IOCHIDA, Lúcia Christina. Aprendizado Baseado em Problemas (PBL Website). São Paulo: Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS)/Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2006.

IOCHIDA, Lúcia Christina. Os sete passos. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina/Departamento de Medicina 2001. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2006.

MENNIN, Stewart; MAJOOR, Gerard. Problem based learning/Portuguese translation Aprendizagem baseada em problemas – ABP. Tradução Gladis Bottaro Angel; Regina Helena Petroni Mennin. The Network – Towards Unity for Health – Position Paper. 2002. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2007.

OLIVEIRA, M. G.; PONTES, L. Metodologia ativa no processo de aprendizado do conceito de cuidar: um relato de experiência. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011. Acesso em: 09 de setembro de 2014.

PARK, Sung Hee. Impact of Problem-Based Learning (PBL) on teachers’ beliefs regarding technology use. 2006. 171 f. Thesis (Doctoral in Philosophy) - Faculty of Purdue University, West Lafayette, Indiana, 2006.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

RODRIGUES, Maria de Lourdes Veronese; FIGUEIREDO, José Fernando de Castro. Aprendizado centrado em problemas. Medicina, Ribeirão Preto, v. 29, p. 396-402, out./dez. 1996.

SAKAI, Márcia Hiromi; LIMA, Gerson Zanetta de. PBL uma visão geral do método. Olho Mágico, Londrina, v. 2, n. 5/6, nov. 1996. Número especial.

SOARES, Mara Alves; ARAÚJO, ADRIANA, Maria Procópio de. Aplicação do Método de Ensino Problem Based Learning (PBL) no Curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico. Ribeirão Preto, 17 f. Artigo (Mestrado em Ciências Contábeis) - Setor de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), 2008.

SCHMIDT, Henk. G. Foundations of problem-based learning: some explanatory notes. Medical Education, Limburg, v. 27, p. 422-432, 1993.