Da atipicidade do contrato de distribuição stricto sensu: a importância dos vetores exponenciais de funcionamento dos contratos empresariais (pacta sunt servanda e autonomia privada) na solução de conflitos judiciais
Resumo
Com vistas a minimizar custos de transação e convergir interesses para alcançar a finalidade precípua de todo e qualquer contrato interempresarial (obtenção de lucro) os empresários interagem por meio de instrumentos cada vez mais complexos para levar seus produtos/serviços ao mercado de consumo. Os contratos de colaboração, neste sentido, têm se mostrado bastante eficazes no atendimento das necessidades da empresa, como agente econômico atuante no mercado. É o caso dos contratos de distribuição stricto sensu que, diferentemente do que possam pensar alguns Julgadores, não foram tipificados pela vigência do Código Civil de 2002. É justamente a ausência de regramento específico sobre o tema que torna complexa a atuação jurisdicional na solução de conflitos advindos deste tipo de contratação, sendo certo que no mais das vezes a resposta ao caso concreto tem que ser buscada nos princípios mais comezinhos do direito empresarial.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. São Paulo: Saraiva, 2006.
______. Curso de Direito Comercial. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
______. Direito de Empresa. 24.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1989.
FORGIONI, Paula A. Contrato de Distribuição. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
______. Teoria Geral dos Contratos Empresariais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
FRANCO, Vera Helena de Mello. Contratos. Direito Civil e Empresarial. 4.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
GONÇALVES NETO, Alfredo de Assis. Representação comercial e distribuição. São Paulo: Saraiva, 2006.
MELO, Claudineu. Contrato de Distribuição. São Paulo: Saraiva, 1987.
NEGRÃO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa. São Paulo: Saraiva, 2010.
SCHERKERKEWITZ, Iso Chaitz. Contratos de Distribuição e o novo contexto do contrato de representação comercial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
VERÇOSA, Haroldo M.D. Contratos Mercantis e a Teoria Geral dos Contratos. O Código Civil de 2002 e a Crise do Contrato. São Paulo: Quartier Latin, 2010.